Assembleia: sessão cai e urgência de novo empréstimo novamente não é votada
Por Raiane Veríssimo
17/02/2020 às 16:05
Atualizado em 17/02/2020 às 16:18
Foto: Raiane Veríssimo/Política Livre

Por falta de quórum, a sessão na Assembleia Legislativa da Bahia desta segunda-feira (17) caiu com apenas 56 minutos de iniciada. No painel, 54 deputados estaduais até marcaram presença, mas apenas dez compareceram em plenário e a votação do requerimento de urgência do pedido do governador Rui Costa (PT) de contrair novo empréstimo mais uma vez foi adiada.
O requerimento chegou a ser lido em plenário na última terça (11) e, no dia seguinte, uma falha na articulação da base governista também não permitiu sua apreciação por não conseguir a presença dos 32 parlamentares necessários, apenas 29. Uma nova tentativa de votá-lo deve ser feita nesta terça na Casa. Mesmo se aprovado, com o início oficial do carnaval em Salvador, o projeto de Lei n° 23.747/2020 - que prevê a contratação de operação de crédito interno no valor de R$ 250 milhões junto ao Banco do Brasil - só deve ser votado em março.
Por acordo de líderes, o período do primeiro expediente chegou até ser estendido para permitir os discursos dos deputados já inscritos. Após isso, o líder da Oposição na Casa, Targino Machado (DEM), solicitou a verificação de quórum. Além de Targino, também estiveram no plenário Robinson Almeida (PT), Kátia Oliveira (MDB), Maria Del Carmen (PT), Paulo Câmara (PSDB), Jacó (PT), Pastor Tom (PSC), Hilton Coelho (PSol), Adolfo Menezes (PSD) e Olívia Santana (PCdoB).
