Home
/
Noticias
/
Brasil
/
Relator de CPI prevê impacto do caso Toffoli em depoimento de Vorcaro sobre consignados
Relator de CPI prevê impacto do caso Toffoli em depoimento de Vorcaro sobre consignados
Por Fábio Zanini, Folhapress
12/02/2026 às 20:51
Foto: Carlos Moura/Agência Senado/Arquivo
O deputado federal Alfredo Gaspar (União-AL), relator da CPMI do INSS
Relator da CPMI do INSS, o deputado federal Alfredo Gaspar (União-AL) diz que o depoimento do banqueiro Daniel Vorcaro à comissão, previsto para o dia 26 de fevereiro, manterá o foco nos empréstimos consignados oferecidos pelo Master.
O relator afirmou, no entanto, que as revelações sobre ligações de Vorcaro com o ministro Dias Toffoli (STF) trarão "novos desdobramentos" ao depoimento.
"Vorcaro vai ser ouvido sobre os empréstimos consignados. A estratégia do depoimento não muda absolutamente nada em relação às investigações", disse Gaspar. Segundo ele, o depoimento segue mantido para a data agendada.
"Evidentemente que esses fatos [referentes a Vorcaro] colocam mais holofote ainda no momento de chegada dele à CPMI. Tem todo um desdobramento que é natural, mas sempre com um foco nos empréstimos consignados", afirmou.
Parlamentares preveem ser inevitável que, além da questão do consignado, o banqueiro também seja questionado sobre as denúncias referentes a Toffoli.
Gaspar aproveitou para pedir que o ministro deixe a relatoria do caso Master e compartilhe com a CPMI dados dos sigilos quebrados de Vorcaro que possam ajudar no trabalho da comissão.
"Espero que o ministro Toffoli se averbe suspeito ou imediatamente devolva à CPMI o pleno conhecimento do material que teve o sigilo afastado relacionado ao Vorcaro, como sigilo telemático e o sigilo telefônico", disse o relator.
