/

Home

/

Noticias

/

Economia

/

Vendas no varejo do Brasil têm mais um ano de alta em 2025, indica IBGE

Vendas no varejo do Brasil têm mais um ano de alta em 2025, indica IBGE

Por Folhapress

13/02/2026 às 12:20

Atualizado em 13/02/2026 às 17:00

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Arquivo

Imagem de Vendas no varejo do Brasil têm mais um ano de alta em 2025, indica IBGE

Vendas varejistas no Brasil encerraram 2025 com alta acumulada de 1,6%

As vendas varejistas no Brasil encerraram 2025 com alta acumulada de 1,6%, mas mostraram perda de força em relação ao ano anterior e registraram em dezembro a maior queda do ano diante da antecipação das compras de Natal durante a Black Friday.

Em dezembro, as vendas tiveram retração de 0,4% na comparação com o mês anterior, interrompendo dois meses de ganhos, segundo os dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta sexta-feira (13). O levantamento mostra ainda que, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, as vendas apresentaram alta de 2,3%.

O resultado do acumulado de 2025 ficou bem abaixo do aumento excepcional de 4,1% visto em 2024, voltando aos níveis dos anos anteriores. No quarto trimestre, o setor encerrou com alta de 1% sobre os três meses anteriores, após queda de 0,3% no terceiro.

"O que dá para dizer é que em 2025 muita gente aproveitou as promoções da Black Friday e antecipou as compras de Natal, por isso um resultado menor em dezembro", afirmou o gerente da pesquisa, Cristiano Santos. Em novembro, as vendas aumentaram 1%.

"O crescimento de 2025 foi razoavelmente distribuído, puxado pela farmacêutica (4,5%), por móveis e eletrodomésticos (4,5%), e equipamentos para escritório, informática e comunicação (4,1%), essa última fortemente influenciada pela forte desvalorização do dólar frente ao real, que ajudou nas vendas de produtos eletrônicos importados, como celulares e laptops", disse Santos.

Em dezembro, entre as oito atividades pesquisadas na pesquisa do IBGE sobre o varejo, seis tiveram resultados negativos na comparação com novembro, com destaque para artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (-5,1%), livros, jornais, revistas e papelaria (-2,0%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (-1,8%).

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.