Governo minimiza rebaixamento de escola e prioriza 10 para enredo sobre Lula
Auxiliares de Lula dizem que o resultado já era esperado e que rebaixamento 'não define voto'
Por Gabriela Echenique/Folhapress
18/02/2026 às 19:35
Atualizado em 19/02/2026 às 00:03
Foto: Reprodução/TV Globo
Escola Acadêmicos de Niterói
O Palácio do Planalto deixou o rebaixamento da escola que homenageou o presidente Lula (PT) em segundo plano. A ordem é exaltar o fato de que a Acadêmicos de Niterói levou nota 10 no samba-enredo em que homenageou o presidente.
Ministros palacianos disseram, sob reserva, que o resultado já era esperado. O argumento é que 70% das escolas que subiram para o grupo especial voltaram para a série ouro, como é chamada a divisão de acesso.
Eles também colocam na conta a diferença de estrutura e de alegorias para outras escolas, mais tradicionais. E reforçam que é difícil competir.
Alguns integrantes do governo, no entanto, temem impacto eleitoral. A principal preocupação é com a sátira feita aos evangélicos ao colocar o grupo em latas de conserva.
A Frente Parlamentar Evangélica repudiou o desfile e disse que ele fez um deboche criminoso contra a fé cristã. A oposição tem usado a sátira para criticar Lula.
Governistas temiam pelo rebaixamento da escola. Após o resultado, auxiliares de Lula tentam minimizar o resultado e dizem que isso não define voto.
1 Comentário
Nilson
•
18/02/2026
•
17:39
