Home
/
Noticias
/
Bahia
/
ASSUFBA manifesta "surpresa" e "indignação" com notícia sobre suspensão das eleições internas
ASSUFBA manifesta "surpresa" e "indignação" com notícia sobre suspensão das eleições internas
Por Redação
28/01/2026 às 17:00
Foto: Divulgação
Sede d ASSUFBA
A ASSUFBA (Sindicato dos Servidores da Universidade Federal da Bahia) divulgou, nesta quarta-feira (27), uma nota sobre a matéria publicada neste Política Livre, intitulada “Justiça suspende eleição da ASSUFBA e determina novo calendário eleitoral”. Segundo a entidade, as informações não correspondem totalmente à verdade.
O sindicato informou ainda que não foi notificada judicialmente sobre a decisão que suspendeu as eleições marcadas para os dias 28 e 29 de janeiro, e que tomou conhecimento da notícia com “surpresa e indignação”.
De acordo com a decisão judicial, a Comissão Eleitoral permitiu a substituição de candidatos apenas para a chapa da situação, negando o mesmo direito à chapa de oposição, o que violou os princípios da isonomia, da boa-fé e do devido processo legal. A conduta foi considerada ilegal e comprometedora da lisura do pleito.
Em nota, a ASSUFBA afirma que a informação de que a Comissão Eleitoral teria permitido a substituição de candidatos apenas para a chapa da situação é equivocada. Segundo a entidade, a alteração se deu em razão do falecimento de um candidato, configurando caso fortuito previsto no Regimento Eleitoral. O pedido de substituição foi analisado e deferido pela comissão em 6 de janeiro último.
Já o pedido de substituição da Chapa 2 foi negado, segundo a entidade, por descumprimento das normas estatutárias e do regulamento eleitoral, uma vez que os candidatos indicados estavam inadimplentes.
Ainda segundo entidade sindical, em dezembro de 2025, a Comissão Eleitoral havia julgado procedente o pedido da Chapa 1 (Sindicato é Pra Lutar) para impugnar a Chapa 2 (Renova ASSUFBA). O motivo seria a inscrição de dois candidatos inadimplentes, em desacordo com o Estatuto da ASSUFBA e o Regimento Eleitoral, aprovados em Assembleia Geral Continuada em novembro do ano passado.
Clique aqui e leia na íntegra a nota da ASSUFBA.
