Home
/
Noticias
/
Brasil
/
Alice quer explicação sobre funcionário da Embratur em vídeo de apoio ao ato do dia 15
Alice quer explicação sobre funcionário da Embratur em vídeo de apoio ao ato do dia 15
Por Redação
02/03/2020 às 19:46
Atualizado em 02/03/2020 às 19:50
Foto: Richard Silva/PCdoB na Câmara

A deputada federal Alice Portugal (PCdoB) protocolou, nesta segunda-feira (2), na Câmara, requerimento solicitando esclarecimentos do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, sobre a participação de funcionário comissionado do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) na divulgação de vídeo convocando manifestação contra o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal para o próximo dia 15. O vídeo foi enviado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) do próprio celular, pelo WhatsApp.
Segundo a parlamentar, a narração foi feita pelo coordenador-geral de publicidade e propaganda da Embratur, Silvio Santos Nascimento, que foi nomeado para o cargo na gestão de Bolsonaro. Para a deputada, o fato de a locução ter sido gravada por alguém que ocupa cargo comissionado no governo federal é mais uma evidência do envolvimento do presidente na convocação das manifestações.
“Isso revela também que um servidor público comissionado, que ocupa o cargo de coordenador-geral de Publicidade e Propaganda da Embratur, está atuando como agente político, em completo desacordo com a natureza de seu cargo. O ministro precisa esclarecer quais providências legais serão tomadas diante da constatação de que um servidor foi o responsável pela locução de um vídeo contendo ataques às instituições democráticas e qual punição prevista para exemplos como este de evidente desvio de função”, explica Alice, ressaltando que a convocação de atos em defesa do fechamento do Congresso e STF por parte de um presidente e servidores do governo “atentam contra a Constituição Federal e à democracia brasileira”.
