Home
/
Noticias
/
Exclusivas
/
PSB avança em filiações, mas cobra apoio do governo Jerônimo Rodrigues em chapas proporcionais
PSB avança em filiações, mas cobra apoio do governo Jerônimo Rodrigues em chapas proporcionais
Por Política Livre
07/02/2026 às 18:45
Foto: Divulgação
Reunião do PSB aconteceu neste sábado (7), em Salvador
O PSB promoveu neste sábado (7), em Salvador, uma reunião estratégica que contou com a presença do presidente nacional da sigla e prefeito do Recife, João Campos. O encontro foi sugerido pelo próprio dirigente, que veio à capital baiana para participar das comemorações pelos 46 anos do PT, evento que também reuniu o presidente Lula e lideranças nacionais e estaduais petistas.
A reunião foi conduzida pela presidente do PSB na Bahia, a deputada federal Lídice da Mata, e teve como principal pauta o projeto de expansão da legenda para as eleições de 2026, revelado pelo Política Livre em outubro do ano passado.
Apesar do clima de alinhamento, não houve anúncio formal das filiações dos deputados estaduais Niltinho (PP), Antonio Henrique Júnior (PP), Hassan Iossef (PP), Eduardo Sales (PP) e Vitor Bonfim (PV), presentes no encontro de hoje. O grupo reforçou que o ingresso no PSB está “encaminhado”, restando apenas ajustes finais, sobretudo relacionados ao apoio do governo estadual na construção das chapas proporcionais.
Durante entrevista à imprensa, João Campos deixou claro que o partido vai buscar respaldo direto do Palácio de Ondina. “A gente vai reivindicar ao governador Jerônimo Rodrigues (PT) que dê a devida atenção ao partido. O bom aliado precisa ser reconhecido no período eleitoral. A gente vai reivindicar a Jerônimo que possa trabalhar para fortalecer o nosso partido. Tenho certeza que o governador, como alguém que além de bom de política é muito atencioso, deve ter atenção com o nosso PSB”, declarou o dirigente.
A presença da deputada federal Elisângela Araújo, do PT, foi interpretada nos bastidores como um sinal de boa vontade do governo com o projeto socialista. A filiação da parlamentar interessa à cúpula socialista. Hoje suplente, ela ocupa o mandato apenas até abril, quando o titular Afonso Florence (PT), secretário da Casa Civil, deve retornar à Câmara Federal.
Entre os deputados estaduais que irão ingressar no PSB, Vitor Bonfim é o único que pretende concorrer à Câmara Federal. A meta do partido, segundo Lídice da Mata, é eleger três congressistas em 2026. Na Assembleia Legislativa, o objetivo é formar uma bancada de sete parlamentares, o que tornaria a sigla a terceira maior força da base governista.
O encontro também abordou a filiação do prefeito de Jequié, Zé Cocá, ao PSB, movimento já dado como certo no governo. Embora não tenha participado da reunião, o gestor segue no radar da legenda e é citado, inclusive, como um nome com densidade eleitoral para composições futuras na chapa majoritária.
Além da cúpula partidária, estiveram presentes outras lideranças do PSB, como a deputada estadual Fabíola Mansur, o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Wilson Cardoso, o ex-deputado federal Bebeto Galvão, e o vereador de Salvador Sílvio Humberto, além de pré-candidatos para 2026 que devem ingressar na legenda, a exemplo de Danilo Henrique Júnior, filho do deputado Antonio Henrique Júnior, e do ex-comandante-geral do Corpo de Bombeiros Adson Marchesini.
