/

Home

/

Noticias

/

Bahia

/

Base de Rui faz ato em apoio à greve de petroleiros; Prisco e Alden rebatem: “é muita hipocrisia” e “teatrinho”

Base de Rui faz ato em apoio à greve de petroleiros; Prisco e Alden rebatem: “é muita hipocrisia” e “teatrinho”

Por Raiane Veríssimo

18/02/2020 às 16:58

Atualizado em 18/02/2020 às 17:06

Foto: Divulgação

Ato em defesa à greve da Petrobras na Assembleia

Alguns deputados da base do governador Rui Costa na Assembleia Legislativa da Bahia e o independente Hilton Coelho (PSol) fizeram, na tarde desta terça-feira (18), um ato em apoio à greve dos petroleiros que já dura 18 dias. Vestidos de colete laranja da Federação Única dos Petroleiros (FUP), os parlamentares subiram à tribuna da Casa e discursaram contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) munidos com cartazes “Defender a Petrobras é defender o Brasil”.

“Nós estamos nesse momento aqui na defesa intransigente dos direitos da sociedade brasileira por uma Petrobras dos brasileiros. Uma greve que não tem o objetivo único de fazer a defesa dos trabalhadores da Petrobras. Também tem, mas na defesa da maior indústria da América Latina, a maior empresa desse país que orgulha todos nós e passa hoje por uma destruição inimaginável quando o governo Jair Bolsonaro toma a decisão de vender ver os seus ativos e o maior exemplo está aqui na Bahia onde todos os ativos estão postos à venda”, destacou Rosemberg Pinto (PT), líder do Governo na Casa, durante discurso.

“Foi uma ação suprapartidária e importante para dar visibilidade à essa luta dos petroleiros que não é só uma luta corporativa, mas em defesa desse grande patrimônio que é a Petrobras que desenvolveu cientificamente tecnologias métodos de exploração em águas profundas que aumentou a produtividade de forma tamanha, principalmente aqui na Bahia. Poucos Estados que abriga toda a cadeia que vai desde a extração até o refino no petróleo vai ser de um impacto dramático na economia, na vida do povo. É preciso lutar pela soberania e sua manutenção como sendo dirigida pelo povo brasileiro. Todo apoio à greve desses grandes guerreiros”, disse Marcelino Galo, líder do PT, em entrevista ao Política Livre.

Em contraponto, o ato foi duramente criticado pelos deputados da Oposição Soldado Prisco (PSC) e Capitão Alden (PSL), que classificaram, respectivamente, como “muita hipocrisia” e “teatrinho”. Ao subir na tribuna logo após o ato da base governista, Prisco disse que nem o governador Rui Costa nem os deputados têm “moral” para defender uma greve “depois de saquear a Petrobras”.

“É muito bonito ver essa Casa toda de laranjinha, cenourinha, defendendo uma greve de trabalhadores. Tamanha hiprocrisia e demagogia desta Casa. Há meses atrás, na greve dos policiais militares, não vi ninguém aqui defendendo os trabalhares, disseram que a greve era ilegal. E agora vem deputado aqui que o juiz aplicou multa, estão querendo fechar a entidade. Este mesmo governo que persegue trabalhador através do Ministério Público, que está servindo mais como uma secretária de Governo”, bradou Prisco, lembrando não só a greve que liderou o movimento de greve no ano passado com alguns policiais militares e bombeiros ligados à Aspra, entidade que comanda que acabou sendo fechada na época, mas também como a tropa de choque chamada após invasão de policiais civis na sessão para análise da reforma da previdência no último dia 31.

“Realmente eu fico sem saber o que pensar, imaginar diante de tantas demonstrações teatrais até de determinados nobres colegas. E aí fica a pergunta: onde é que estavam esses mesmos colegas há mais 10 anos quando a Petrobras vinha diariamente, anualmente sendo saqueada dos seus cofres públicos. E agora, esse teatrinho, todo mundo bonitinho, vestindo uniforme da Petrobras, mas onde é que estavam os mesmos senhores quando a Petrobras estava sendo saqueada”, ironizou Alden.

Aliado de Bolsonaro na Bahia, Alden afirmou que é “vergonhoso” assistir a cena de despesa da Petrobras “quando na verdade, de fato, o que eles querem é apagar e esconder toda corrupção da Petrobras” feitas nos governos do PT. Ele ressaltou ainda a “desastrosa” compra “superfaturada” da refinaria Pasadena, no Texas (EUA), pela ex-presidente Dilma, e os prejuízos da estatal que, segundo a Polícia Federal, somente com corrupção podem bater acima de R$ 46 bilhões.

“É muito bonitinho o teatro, mas onde estavam os senhores há mais de 10 anos enquanto durou o desgoverno do PT, saqueando os cofres públicos, utilizando os recursos da Petrobras, lavando o dinheiro, financiando a corrupção e campanhas milionárias de diversos parlamentares que pra se perpetuar no poder, financiando sindicatos do crime e outros mais”, completou.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.