/

Home

/

Noticias

/

Brasil

/

Correria para inaugurar obra faz Lula entregar adutora sem água

Correria para inaugurar obra faz Lula entregar adutora sem água

No discurso, presidente disse que houve 'erro de cálculo' e que água chegaria até meia-noite

Por Gabriela Echenique/Folhapress

02/07/2026 às 19:45

Atualizado em 02/07/2026 às 19:50

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Imagem de Correria para inaugurar obra faz Lula entregar adutora sem água

Presidente foi ao Rio Grande do Norte inaugurar túnel que levará água do São Francisco ao oeste potiguar

Na correria para fazer entregas antes do início do defeso eleitoral — prazo que antecede as eleições com proibição de anúncio de obras públicas —, o governo Lula (PT) inaugurou, sem água, uma adutora que prometia levar as águas do rio São Francisco.

No discurso, o presidente Lula classificou o problema como "erro de cálculo".

"Eu queria ver a água entrar no túnel como estar aqui para receber a água. E houve um erro de cálculo e isso fez com que eu chegasse aqui e a água ainda não chegou. Mas eu já passei por ela no caminho de helicóptero e vi que ela tá vindo", disse.

Em tom de brincadeira, colocou na conta da empresa responsável pela obra e pediu que o prefeito da cidade esperasse a água jorrar.

"Mas ele tá dizendo que a água vai chegar à meia-noite. [...] Você poderia, prefeito, convocar o seu povo para à meia-noite ficar na beira daquele túnel vendo a água chegar aqui".

Em nota, o Planalto informou que não houve falha na estrutura inaugurada e que o túnel está operacional.

"O que ocorreu é que a água, que percorre centenas de quilômetros pelo sistema do Projeto de Integração do Rio São Francisco até chegar ao Rio Grande do Norte, ainda não havia alcançado emboque do túnel no momento da cerimônia", informou.

Segundo a Presidência, a água chegou no final da tarde e ainda nesta quinta deve atravessar o túnel.

O governo inaugurou, nesta quinta-feira (2), o túnel Major Sales do ramal Apodi, na cidade de Luís Gomes, no Rio Grande do Norte. A promessa é que a obra vai permitir que as águas da transposição do Rio São Francisco cheguem ao oeste potiguar.

O presidente percorreu vários estados do país nesta semana para participar de algumas entregas a tempo do prazo permitido pela lei eleitoral. A partir deste sábado (4), o governo fica proibido de anunciar obras públicas por causa do chamado "defeso eleitoral".

Em um dos eventos, Lula criticou a proibição prevista em lei e classificou a medida como "papagaiada".

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.