Home
/
Noticias
/
Brasil
/
Mario Frias gravou 'Dark Horse' e foi a sessão na Câmara no mesmo dia, indicam documentos
Mario Frias gravou 'Dark Horse' e foi a sessão na Câmara no mesmo dia, indicam documentos
Por Eduardo Moura/Folhapress
15/06/2026 às 07:30
Foto: Bruno Spada/Arquivo/Câmara dos Deputados
Mário Frias
Mario Frias (PL-SP) é ator e deputado. No fim do ano passado, documentos indicam que ele teve que exercer as duas funções praticamente ao mesmo tempo e em cidades diferentes.
De acordo com cronogramas da produção do filme "Dark Horse" obtidos pela reportagem, Frias estava escalado para gravar cenas do longa, em São Paulo, na tarde de 25 de novembro do ano passado —mesma ocasião em que esteve numa sessão presencial no plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília.
Além de produtor-executivo do longa que conta a história do ex-presidente, Frias também interpretou um médico da equipe que atendeu Jair Bolsonaro em Juiz de Fora, em Minas Gerais, após o então candidato ter sofrido um atentado que quase lhe custou a vida.
De acordo com pessoas que trabalharam diariamente nas gravações de "Dark Horse", ouvidas pela reportagem sob a condição de anonimato, o deputado federal esteve presente nos sets de filmagem em São Paulo praticamente todos os dias entre 20 de outubro e 7 de dezembro do ano passado. Ainda segundo essas pessoas da equipe, houve ocasiões em que Frias chegou ao local das gravações usando carro oficial.
No dia 25 de novembro, uma terça-feira, houve uma sessão deliberativa presencial no plenário da Câmara dos Deputados, marcada para as 15h. No site da Câmara, Frias está na lista de parlamentares presentes na ocasião. Conforme o registro feito pela TV Câmara, a sessão começou às 15h23 e durou até 20h51.
No mesmo dia, o deputado também estava escalado para comparecer ao set de "Dark Horse", em São Paulo, e gravar duas cenas, no papel do médico Dr. Álvaro. Na ordem do dia da produção, Frias estava escalado para chegar às 9h30 em um hospital na zona sul da cidade e se preparar para as gravações, marcadas para acontecerem entre 11h e 15h. Uma das pessoas que participou do set confirma que o cronograma foi seguido.
O deputado pode ter marcado presença na Câmara se conseguiu chegar em tempo hábil até o fim da sessão em Brasília. Desde quarta-feira, a reportagem tenta contato por email com o gabinete de Frias para entender as movimentações do deputado ao longo daquele dia, mas não teve resposta até a publicação deste texto.
Nas ordens do dia às quais a reportagem teve acesso, à primeira vista, o nome de Mario Frias não está no documento como produtor-executivo. No entanto, ao selecionar o texto do arquivo, é possível observar que o nome do deputado e seu cargo estão na lista, mas na cor branca, deixando assim a informação invisível.
Na coluna que designa o horário das gravações, está ainda a sigla "O/C" —"on call", ou seja, o profissional fica de sobreaviso e pode ser chamado a qualquer momento caso seja necessário.
Missões oficiais durante as gravações de 'Dark Horse'
Uma análise da agenda de Frias no Congresso entre outubro e dezembro do ano passado mostra que o deputado teve espaço para se ausentar da Câmara e acompanhar as filmagens em São Paulo.
No período, Frias foi oficialmente autorizado a se ausentar do Congresso por duas semanas, em missões oficiais. Questionada sobre as justificativas, a Câmara não forneceu detalhes e afirmou apenas que só são registradas no sistema viagens oficiais que geram ônus à casa legislativa.
Como as viagens de Frias não foram custeadas pelo Congresso, não constam no sistema detalhes como os destinos para os quais o parlamentar viajou ou datas e horários.
Na maioria dos dias em que houve atividades na Câmara, ou Frias estava em missão autorizada, ou as sessões eram semipresenciais —isso significa que o deputado pôde votar remotamente e ainda constar no sistema como presente na sessão, mesmo que fora de Brasília.
Apenas em dois dias de novembro e em dois dias de dezembro foi exigida a presença física de Frias no Congresso, ao longo de toda a filmagem de "Dark Horse" em São Paulo.
