Home
/
Noticias
/
Brasil
/
Marina Silva descarta concorrer ao Senado como suplente de Tebet ou Márcio França
Marina Silva descarta concorrer ao Senado como suplente de Tebet ou Márcio França
Por Thaísa Oliveira/Folhapress
04/05/2026 às 07:42
Foto: Marcelo Camargo/Arquivo/Agência Brasil
Marina Silva
A ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva (Rede) diz que a chance de disputar as eleições para o Senado em outubro como suplente é zero, e que esse debate não é condizente com o tamanho e a qualidade da contribuição dela e da federação Rede-PSOL.
A conta lulista em São Paulo hoje ainda não fecha. Três ex-ministros de Lula (PT) são pré-candidatos às duas vagas em disputa ao Senado: Marina, Simone Tebet (PSB) e Márcio França (PSB).
"Não há qualquer discussão sobre a suplência para o Senado. Deixei o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima colocando meu nome ao debate para disputar uma das vagas ao Senado por São Paulo, por compreender a importância estratégica da reeleição do presidente Lula e pela eleição de Fernando Haddad ao governo de São Paulo", diz Marina ao Painel.
"É um debate tranquilo e maduro, com o apoio da Federação Rede-PSOL, que entende que aportará grande contribuição política e programática em uma das vagas ao Senado na chapa. Esse debate sobre suplência não é condizente com o tamanho e a qualidade de nossa representação e contribuição", completa.
Como mostrou o Painel, a pecuarista Teresa Vendramini (PDT), conhecida como Teka, é o plano A da campanha de Fernando de Haddad (PT) ao Governo de São Paulo para vice. Se a chapa for confirmada, restaria definir as duas vagas para o Senado.
Com a candidatura de Tebet dada como certa, a briga hoje se concentra entre Marina e França. Aliados de Haddad avaliam será difícil impedir a candidatura de França, que controla o PSB no estado. Para tentar acomodar os três ex-ministros, uma das opções seria oferecer a suplência a Marina —o que ela descarta.
