Diego Castro critica detenção de PM na Bahia e questiona motivação da punição
Por Redação
04/05/2026 às 16:00
Foto: Divulgação/Arquivo
O deputado estadual Diego Castro (PL)
O deputado estadual Diego Castro (PL) se manifestou contra a detenção disciplinar do soldado da Polícia Militar da Bahia Luan Ribeiro de Almeida Matos, que iniciou o cumprimento de 20 dias de prisão administrativa após conteúdos divulgados nas redes sociais.
De acordo com relatos do próprio policial, a medida não decorre de crime comum, mas de opiniões expressas em vídeos publicados na internet. Em uma das gravações, ele aparece organizando seus pertences antes de se apresentar para o período de detenção. Segundo o deputado, até o momento, a Polícia Militar da Bahia não detalhou publicamente os fundamentos da sanção.
Diego Castro afirmou que a punição tem se tornado recorrente e criticou a condução do governo estadual em relação aos profissionais da Segurança Pública. “Mais um policial militar detido a mando do desgoverno. Soldado Luan Matos. Já virou rotina esse tipo de cena no estado da Bahia. Governo inimigo das forças de segurança”, disse.
“Qual foi o crime que o soldado Luan Matos cometeu? Ele roubou? Ele traficou? Não. Ele está sendo preso por uma prática que não tem previsão em nosso ordenamento jurídico, que é o crime de opinião. Mais um pai de família que vai ficar longe de seus filhos”, completou Diego.
