/

Home

/

Noticias

/

Exclusivas

/

Robinson rebate ACM Neto, lembra abandono do semiárido pelo carlismo e destaca políticas estruturantes do PT para convivência com a seca

Robinson rebate ACM Neto, lembra abandono do semiárido pelo carlismo e destaca políticas estruturantes do PT para convivência com a seca

Por Reinaldo Oliveira

06/02/2026 às 10:15

Foto: Divulgação/Arquivo

Imagem de Robinson rebate ACM Neto, lembra abandono do semiárido pelo carlismo e destaca políticas estruturantes do PT para convivência com a seca

Robinson Almeida

O deputado estadual Robinson Almeida (PT) reagiu às críticas feitas por ACM Neto (União Brasil) aos governos petistas durante agenda política em Irecê, no interior da Bahia. Para o parlamentar, o discurso do ex-prefeito de Salvador ignora transformações  promovidas por políticas públicas implantadas nos últimos anos no semiárido baiano.

Segundo Robinson, diferentemente do período em que o grupo político liderado pelo ex-senador Antônio Carlos Magalhães comandava a Bahia, marcado pelo uso político da seca e pela ausência de investimentos estruturantes, os governos do PT adotaram uma estratégia baseada na convivência com o clima no semiárido, com ações permanentes voltadas à melhoria das condições de vida da população.

“O semiárido não é inimigo. Não se combate seca, assim como não se combate neve ou geada. O que se faz é garantir políticas públicas que permitam às pessoas viverem melhor nesse território, com autonomia e dignidade”, afirmou o deputado, ao destacar programas como o Luz para Todos, a ampliação do acesso à água, a construção de cisternas e a melhoria da malha viária para escoamento da produção agrícola.

Na avaliação de Robinson, os investimentos feitos pelos governos Lula, Dilma, Rui Costa, Jaques Wagner e, atualmente, Jerônimo Rodrigues, foram decisivos para alterar a realidade econômica e social da região de Irecê e de outros territórios do semiárido. Ele citou como exemplo a ponte sobre o Rio São Francisco, entre Barra e Xique-Xique, entregue na gestão Rui Costa, obra que encurtou distâncias, fortaleceu a integração regional e impulsionou a economia local. Além disso, destacou também investimentos na educação pública, com a construção e entrega de escola de tempo integral.

“Quem percorre a região por terra percebe claramente o impacto dessas obras. Talvez quem chega apenas de avião não consiga enxergar a dimensão das mudanças”, ironizou.

O parlamentar também destacou o Projeto de Irrigação do Baixio de Irecê, viabilizado a partir da transposição do Rio São Francisco, como um dos principais motores do desenvolvimento regional. De acordo com ele, a iniciativa fortalece a agricultura, gera empregos e amplia a renda de pequenos, médios e grandes produtores.

Robinson ainda criticou a postura de ACM Neto e do União Brasil durante o governo Bolsonaro, período que, segundo ele, foi marcado pela redução de investimentos federais no Nordeste. 

“Quando o governo Bolsonaro deu às costas para o Nordeste, não vimos cobranças públicas nem enfrentamento político do ex-prefeito. O silêncio, nesses casos, também é cúmplice e uma escolha política”, analisou.

O deputado ainda ressaltou que o governo Jerônimo Rodrigues mantém a política de interiorização dos investimentos, com apoio do presidente Lula, descentralizando o desenvolvimento.

“A região de Irecê avançou porque houve planejamento, investimento em infraestrutura, educação, com escolas de tempo integral, saúde e apoio à agricultura familiar. Esse planejamento vai continuar, avançando ainda mais com Lula e Jerônimo para garantir desenvolvimento e redução das desigualdades, porque os governos do PT fizeram em 19 anos mais pelo semiárido do que as elites fizeram em nossos mais de 500 anos de história”, concluiu Robinson Almeida.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.