Home
/
Noticias
/
Bahia
/
Jutahy Magalhães Jr. avalia que ACM Neto chega mais competitivo à eleição de 2026 do que em 2022
Jutahy Magalhães Jr. avalia que ACM Neto chega mais competitivo à eleição de 2026 do que em 2022
Por Redação
04/02/2026 às 21:15
Foto: Divulgação
O ex-prefeito ACM Neto e o ex-deputado federal Jutahy Magalhães Jr.
O ex-deputado federal Jutahy Magalhães Jr. avaliou, em artigo publicado nas redes sociais, que ACM Neto entra na disputa pelo Governo da Bahia em 2026 em um cenário mais favorável do que o enfrentado nas eleições de 2022. Para ele, mudanças no contexto político estadual e nacional tornam a candidatura do ex-prefeito ainda mais competitiva.
No texto, Jutahy lembra que ACM Neto obteve 47,21% dos votos no segundo turno de 2022, desempenho que, segundo ele, serve como ponto de partida relevante para a próxima eleição. O ex-parlamentar destaca que o atual governo estadual, comandado por Jerônimo Rodrigues (PT), apresenta uma avaliação inferior à registrada, no mesmo período do ciclo sucessório, pelos governos de Jaques Wagner (PT) e Rui Costa (PT).
Segundo Jutahy, a gestão Jerônimo ainda não conseguiu consolidar uma marca forte nem corresponder às expectativas criadas após a eleição, o que fragilizaria o campo governista na disputa estadual.
Outro fator apontado é a tendência de unidade do campo da direita em 2026, diferente do que ocorreu na eleição passada. De acordo com o ex-deputado, ACM Neto e João Roma devem compor a mesma chapa, eliminando a fragmentação que, na sua avaliação, prejudicou a oposição em 2022 e fortalecendo o discurso de alternativa ao PT.
O artigo também menciona o rompimento do senador Angelo Coronel com o PT como um elemento que amplia o arco de alianças em torno da candidatura de ACM Neto, especialmente no interior do Estado, com a incorporação de novos apoios políticos e eleitorais.
No plano nacional, Jutahy avalia que o presidente Lula tende a ter, na Bahia, um desempenho proporcionalmente inferior ao de 2022. Ele considera improvável a repetição dos 69,5% dos votos válidos obtidos por Lula no primeiro turno da eleição presidencial, o que reduziria o efeito de transferência direta de votos para o candidato governista ao Palácio de Ondina.
Na avaliação do ex-deputado, esse conjunto de fatores pode levar a eleição para governador da Bahia a ser decidida já no primeiro turno. Ele destaca ainda a existência de um forte sentimento de mudança no Estado, após quase duas décadas de hegemonia do PT no governo estadual.
Por fim, Jutahy Magalhães Jr. ressalta a experiência administrativa de ACM Neto, apontando o desempenho do ex-prefeito à frente da Prefeitura de Salvador como um diferencial. Segundo ele, essa trajetória reforça a percepção de que Neto pode ser um governador eficiente, moderno e focado em resultados. “Tenho muita confiança e esperança que ACM Neto seja eleito governador da Bahia neste ano”, conclui.
1 Comentário
Nilson
•
04/02/2026
•
19:24
