/

Home

/

Noticias

/

Economia

/

Preços-teto do leilão de capacidade de energia serão corrigidos, diz ministro

Preços-teto do leilão de capacidade de energia serão corrigidos, diz ministro

Por Letícia Fucuchima, Folhapress

11/02/2026 às 13:14

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo

Imagem de Preços-teto do leilão de capacidade de energia serão corrigidos, diz ministro

Mercado reagiu negativamente aos valores divulgados; ações da Eneva caíram quase 20%

Os preços-teto do leilão de capacidade do setor elétrico estão sendo corrigidos, com foco na modicidade tarifária e na remuneração justa para os investidores, afirmou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, nesta quarta-feira (11).

Em participação em evento do BTG, Silveira afirmou que a correção irá ocorrer o mais rápido possível, para não atrasar a realização do leilão, marcado para março.

Em um primeiro diagnóstico após a reação amplamente negativa do mercado depois da divulgação dos valores na véspera, Silveira disse que se verificou uma "diferença muito grande" dos preços finais, que refletiram uma média de dados enviados ao governo por todo o setor, em relação às informações fornecidas pelos "grandes players, que têm mais informações "seguras" sobre os custos dos empreendimentos.

"A EPE (Empresa de Pesquisa Energética) me parece que considerou muito a média dos agentes", disse o ministro.

"Então nós estamos corrigindo, eu tenho absoluta certeza que nós vamos fazer a correção necessária para que o leilão, como eu disse, seja competitivo, mas que ele tenha a remuneração justa para o investidor, mas que tenha como foco principal a modicidade tarifária", acrescentou.

Os preços-teto do leilão de capacidade, divulgados na véspera na aprovação do edital, frustraram o mercado, que calculava valores muito superiores para remunerar adequadamente tanto usinas existentes a gás, quanto novos empreendimentos. As ações da Eneva, uma das principais interessadas no leilão, chegaram a desabar quase 20% na véspera.

Nesta quarta-feira, as ações da Eneva subiam mais de 6%, após fecharem em baixa de 9,66% na terça-feira.

Silveira ressaltou ainda que a demanda para contratação nos leilões de capacidade deve ser "muito grande".

"Vamos trabalhar para que ela (a contratação) seja de alta competitividade, para que a gente achate o preço ao máximo, e que haja disputa para que o preço de energia se torne mais baixo possível."

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.