Home
/
Noticias
/
Brasil
/
Falta de mão de obra supera insegurança jurídica entre queixas no setor de lobby, diz pesquisa
Falta de mão de obra supera insegurança jurídica entre queixas no setor de lobby, diz pesquisa
Por Carolina Linhares, Folhapress
17/02/2026 às 19:34
Foto: Carlos Moura/Agência Senado/Arquivo
O Palácio do Congresso Nacional, em Brasília
Pesquisa da Abrig (Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais) mostra que o principal desafio do setor, para 80% dos entrevistados, é a falta de mão de obra qualificada.
Outros problemas apontados foram mudanças constantes nas regulamentações (40%), insegurança jurídica (20%) e alinhamento entre o setor público e privado (20%).
A pesquisa, feita em 2025, analisou 68 empresas, 30 associações e 216 profissionais do setor de Relações Institucionais e Governamentais, popularmente conhecido como lobby.
O levantamento mostra ainda que há um empate quando o assunto é apoiar ou não a regulamentação da atividade de lobby no Brasil. São 40% os que apoiam totalmente ou com ressalvas ante outros 40% que não apoiam ou demonstram cautela. Outros 20% não têm opinião formada.
Entre os profissionais pesquisados, 42% têm especialização, 29% concluíram o mestrado, 24% possuem MBA, 10% possuem doutorado e 1% possui pós-doutotrado.
A maioria das empresas do setor surgiu entre 2010 e 2019, se localiza em Brasília e tem de um a cinco colaboradores, mostra ainda o levantamento.
