Vice do PT, prefeito aconselha Haddad a não se candidatar e esperar 2030
Washington Quaquá, de Maricá, encontrou-se com ministro da Fazenda
Por Redação
29/01/2026 às 19:50
Foto: Divulgação
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, com o prefeito de Maricá, Washington Quaquá
Vice-presidente nacional do PT e prefeito de Maricá (RJ), Washington Quaquá diverge da opinião dominante no partido e aconselhou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a não se candidatar na eleição deste ano.
"Se o PT tiver juízo, te põe como coordenador da campanha do Lula e te preserva para a sucessão, sem te expor na eleição em São Paulo. Você é o único quadro que temos para a sucessão do Lula em 2030", disse ele a Haddad, durante encontro de ambos nesta quinta-feira (29).
Segundo o prefeito, há vários candidatos competitivos na base do governo para a disputa paulista.
Haddad vem dizendo que não quer se candidatar, mas vem sendo pressionado pelo PT a sair para o governo de São Paulo ou o Senado. Cobranças nesse sentido foram feitas, entre outros, pelos ministros Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) e Camilo Santana (Educação).
O titular da Fazenda deve deixar o cargo ainda neste mês. No encontro com Haddad, o prefeito apresentou a MunicípiosBr, nova revista da Associação Brasileira dos Municípios, que Quaquá preside e vai ser lançada para comemorar os 80 anos da entidade, em março.
