/

Home

/

Noticias

/

Brasil

/

Tempestade deixa 81 mil sem luz, provoca alagamentos e derruba árvores em São Paulo

Tempestade deixa 81 mil sem luz, provoca alagamentos e derruba árvores em São Paulo

Defesa Civil disparou alerta severo de chuva forte para todas as regiões da capital paulista

Por Folhapress

27/01/2026 às 18:30

Foto: Repodução/Band

Imagem de Tempestade deixa 81 mil sem luz, provoca alagamentos e derruba árvores em São Paulo

A cidade de São Paulo entrou em estado de atenção para alagamentos na tarde desta terça-feira (27)

A cidade de São Paulo entrou em estado de atenção para alagamentos na tarde desta terça-feira (27) em meio a um temporal que atinge diferentes regiões. Cerca de 81 mil clientes ficaram sem energia na área de abrangência da concessionária –sendo 75,4 mil só na cidade de São Paulo.

O estado de atenção foi encerrado às 16h45, de acordo com a prefeitura. Às 17h30, o número de imóveis sem energia havia caído para 74 mil ao todo, sendo 69,6 mil na capital paulista.

A Defesa Civil disparou alerta severo de chuva forte, mas zonas sul, oeste e central da cidade, com registro de raios, vento e granizo. Em seguida, ampliou a notificação para as áreas norte e leste. Até o momento, foram registrados 1.181 raios na capital.

De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo, a chuva se formou a partir do calor e da entrada da brisa marítima. "Conforme imagens do radar meteorológico do CGE da Prefeitura de São Paulo, chove forte na zona sul, nas subprefeituras de M'Boi Mirim, e Capela do Socorro, principalmente. Nas zonas norte e oeste, chove moderado nas subprefeituras do Butantã e Pirituba/Jaraguá".

Até as 17h30, o Corpo de Bombeiros recebeu 30 chamados para quedas de árvores, 1 para desabamento –a queda de um muro no Jardim Ângela, na zona sul da capital— e 4 para enchentes. Uma das quedas de árvore ocorreu na rua da Consolação, na região central, na altura do número 1.453.

O CGE registrou, até o momento, 18 alagamentos, sendo 16 intransitáveis, um deles na marginal Pinheiros. A chuva deve continuar ao menos até o início da noite, de acordo com o centro, na forma de pancadas isoladas.

Toda a cidade entrou em estado de atenção às 15h, e a situação chegou a ficar pior no Campo Limpo, sob alerta de transbordamento, e no córrego morro do S, no Capão Redondo, sob iminência. O Estado terminou às 16h45.

As maiores rajadas de vento desta tarde foram registradas nas estações da Sé, na região central, com 57,5 km/h às 16h, e em M'Boi Mirim/Barragem Guarapiranga, às 15h10, com 53,6 km/h.

Foi nesse córrego que caiu o carro em que estavam Maria Deusdete Ribeiro e Marcos da Mata Ribeiro, cujos corpos foram encontrados no rio Pinheiros. Eles foram dois dos quatro mortos na capital em eventos relacionados a temporais, segundo registros da Defesa Civil.

Até as 16h havia seis pontos de alagamento na cidade. Na Sé, a prefeitura registrou pontos na avenida Presidente Castello Branco e no Túnel São João Paulo 2º. Em Pinheiros, havia alagamento na marginal Pinheiros no sentido Interlagos, na altura da ponte Eusébio Matoso. Na zona sul, havia bloqueio na avenida Guarapiranga, na Capela do Socorro, e na avenida Vitor Manzini, em Santo Amaro. No Ipiranga, a rua Presidente Batista Pereira também tinha alagamento, na altura da avenida do Estado.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.