Home
/
Noticias
/
Brasil
/
Portais negros divulgam carta com queixas sobre falta de diálogo com pasta da Igualdade Racial
Portais negros divulgam carta com queixas sobre falta de diálogo com pasta da Igualdade Racial
Sites dedicados à cobertura do tema afirmam que não há resposta a demandas
Por Fábio Zanini/Folhapress
29/01/2026 às 20:50
Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil/Arquivo
A ministra de Igualdade Racial, Anielle Franco
Portais da imprensa negra, dedicados à cobertura jornalística de temas ligados à área, enviaram uma carta aberta ao Ministério da Igualdade Racial reclamando da falta de diálogo institucional com o órgão.
O documento é assinado pelos portais Mundo Negro e Notícia Preta, que dizem que a carta não é uma crítica à existência do ministério, nem pedido de financiamento.
Ambos se queixam que nos últimos três anos buscaram um relacionamento com a pasta, sem sucesso. Eles mencionam pedidos não atendidos de entrevista com a ministra Anielle Franco, sugestões e relatórios ignorados e solicitações de posicionamento para matérias jornalísticas que ficaram sem resposta.
"A construção de políticas públicas eficazes exige escuta permanente da sociedade civil organizada, especialmente de quem atua diretamente na produção de informação para a população que o próprio ministério busca representar", diz o documento.
Segundo a carta, a mídia negra independente não é apenas beneficiária potencial de políticas, mas sim "parceira estratégica, formuladora de conhecimento, canal de escuta social e ponte entre Estado e território".
O documento termina afirmando que "sem diálogo, perde o ministério e enfraquece-se o próprio projeto de comunicação antirracista que o governo propõe construir".
