Home
/
Noticias
/
Economia
/
Nubank anuncia que recebeu autorização condicional para operar como banco nos EUA
Nubank anuncia que recebeu autorização condicional para operar como banco nos EUA
Operação nos EUA será liderada por Cristina Junqueira; Roberto Campos Neto presidirá conselho
Por Folhapress
29/01/2026 às 21:50
Foto: Divulgação/Arquivo
Escritório do Nubank em São Paulo
O Nubank anunciou nesta quinta-feira (29) que recebeu aprovação condicional de órgão dos Estados Unidos para operar como banco no país, segundo comunicado a imprensa.
A aprovação foi concedida pelo Office of the Comptroller of the Currency (OCC), afirmou a empresa, que aguarda uma licença completa para lançar serviços que incluem contas de depósito, cartões de crédito, financiamento e custódia digital de ativos.
A organização nos EUA será liderada pela cofundadora Cristina Junqueira, que se mudou para o país. Roberto Campos Neto, ex-presidente do Banco Central, atuará como presidente do conselho de administração.
O Nubank afirmou que com a licença condicional vai buscar obtenção de aprovações necessárias da agência Federal Deposit Insurance Corporation (FDIC) e do Federal Reserve.
Durante essa fase, a empresa se concentrará em capitalizar totalmente a operação nos EUA em até 12 meses e em inaugurar o banco no país em até 18 meses, conforme exigido pelos órgãos reguladores.
"Essa aprovação não é apenas uma expansão de nossas operações; é uma oportunidade de comprovar nossa tese de que um modelo digital e centrado no cliente é o futuro dos serviços financeiros em todo o mundo", afirmou o presidente-executivo do Nubank, David Vélez, no comunicado.
"Embora continuemos totalmente focados em nossos principais mercados no Brasil, México e Colômbia, este passo nos permite construir a próxima geração de serviços bancários nos EUA", acrescentou.
Fundado em 2013 e com sede em São Paulo, o Nubank atende cerca de 127 milhões de clientes no Brasil, México e Colômbia. A subsidiária Nu México já recebeu autorização para se tornar um banco pela Comisión Nacional Bancaria y de Valores (CNBV) em abril passado.
O Nubank anunciou no final de setembro o pedido para operar como banco nacional nos EUA.
