Foto: Antonio Augusto/Arquivo/STF
Plenário do STF
O julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a eleição para governador-tampão do Rio de Janeiro está previsto para ser retomado em 19 de agosto, mas há expectativa de um novo pedido de vista. Segundo a reportagem, Alexandre de Moraes ou Gilmar Mendes poderiam interromper novamente a análise, o que levaria o processo a ficar parado por até 90 dias. Com a pauta do STF já congestionada, também existe a possibilidade de o caso nem ser analisado na data prevista. A reportagem é do jornal O Globo.
O processo revela uma divisão dentro do STF. De um lado, ministros como Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes e Flávio Dino defendem uma solução que impeça a escolha indireta de um governador pela Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). Do outro, Cármen Lúcia, Luiz Fux, André Mendonça e Kassio Nunes Marques já votaram pela realização de uma eleição indireta. Como ainda faltam os votos de Edson Fachin e Dias Toffoli, a definição depende de uma maioria que, segundo a reportagem, ainda não estaria assegurada.
Na prática, novos adiamentos podem fazer com que a disputa pelo governo-tampão perca efeito, já que as convenções partidárias para a eleição regular de outubro já foram realizadas. Ricardo Couto permanece como governador interino, enquanto a eleição direta para o mandato de quatro anos está marcada para outubro, com posse prevista para janeiro de 2027. O impasse representa um revés para os planos do PL ligados a Cláudio Castro e Douglas Ruas e aumenta a percepção de que a crise sucessória no Rio deverá ser resolvida somente nas urnas.
