/

Home

/

Noticias

/

Brasil

/

Idade de Lula não é obstáculo para 67% dos brasileiros, diz pesquisa

Idade de Lula não é obstáculo para 67% dos brasileiros, diz pesquisa

Primeira-dama publicou vídeo de rotina de exercícios do presidente, o primeiro octogenário à frente do Planalto

Por Eduardo Barretto/Estadão

07/06/2026 às 09:20

Foto: Ricardo Stuckert/PR/Arquivo

Imagem de Idade de Lula não é obstáculo para 67% dos brasileiros, diz pesquisa

O presidente Lula (PT)

Para 67% dos brasileiros, a idade do presidente Lula (PT) não atrapalha sua capacidade de governar o País, segundo um levantamento feito pela Indexa Pesquisas. No feriado, a primeira-dama Rosângela da Silva, Janja, publicou vídeos de Lula fazendo atividade física na residência oficial da Presidência, em uma estratégia de mostrá-lo apto para um quarto mandato.

Conforme a pesquisa, a idade de Lula “não atrapalha” sua capacidade de gestão para 67,2%; “atrapalha muito” para 15,5%; “atrapalha um pouco” para 13,7%; e 3,8% não souberam ou não responderam.

“Os dados indicam que a disputa de 2026 deverá ser influenciada muito mais por temas ligados à economia, renda e qualidade de vida da população do que pela questão etária dos candidatos”, afirmou o CEO da Indexa Pesquisas, Arilton Freres.

Lula é o primeiro octogenário à frente do Palácio do Planalto. Aliados preveem que a idade pode ser um tema explorado na campanha eleitoral. Em março, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) se referiu a Lula como um “Opala velho”, em referência ao carro da Chevrolet lançado em 1968.

A campanha do petista pretende enfrentar críticas etaristas reforçando a ideia de vigor físico de Lula para mais quatro anos de mandato e sua experiência política.

Leia também: Fadiga eleitoral é desafio para Lula, 80, o terceiro governante há mais tempo no poder no Brasil

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre

1 Comentário

Avatar comentário

Nilson

07/06/2026

07:42

Essa carniça pode deveria tomar vergonha na cara, só vota lula e Jerônimo Rodrigues, quem não tem respeito com o país.
Responder
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.