/

Home

/

Noticias

/

Brasil

/

PL divide eleição nos estados entre Bolsonaro e Valdemar, mas veto de contato é obstáculo

PL divide eleição nos estados entre Bolsonaro e Valdemar, mas veto de contato é obstáculo

Por Carolina Linhares

17/02/2026 às 18:44

Atualizado em 17/02/2026 às 22:13

Foto: Reprodução/Arquivo

Imagem de PL divide eleição nos estados entre Bolsonaro e Valdemar, mas veto de contato é obstáculo

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o presidente do PL Valdemar Costa Neto

O PL definiu uma divisão de tarefas entre o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o presidente da sigla, Valdemar Costa Neto, para a eleição deste ano —o primeiro será responsável pela escolha de candidatos ao Senado, enquanto o segundo definirá os candidatos aos governos estaduais e as chapas para deputado federal.

A estratégia, porém, tem como obstáculo a proibição de visitas de Valdemar a Bolsonaro, que cumpre pena por tentativa de golpe de Estado na Papudinha, em Brasília. No mês passado, o presidente do PL teve um pedido de visita negado pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes por ser investigado no inquérito da trama golpista.

Aliados de Valdemar e do ex-presidente pleiteiam que o STF derrube a restrição de contato, além de insistirem na prisão domiciliar para Bolsonaro. O argumento é o de que o planejamento eleitoral do partido ficará prejudicado se a interlocução for feita apenas por meio de intermediários.

"No ano eleitoral, o presidente do maior partido não poder falar com o maior líder político desse partido é algo que desequilibra o jogo. E a eleição tem que ser democrática", diz o senador Wellington Fagundes (PL-MT), que vai concorrer ao Governo do Mato Grosso.

No início de fevereiro, o senador esteve com o ministro do STF Gilmar Mendes e com o procurador-geral da República, Paulo Gonet, para reforçar o pedido de que Bolsonaro vá para a prisão domiciliar e Valdemar possa visitá-lo.

Fagundes diz esperar que uma decisão favorável seja dada em breve. "Isso tem que acontecer agora, o processo eleitoral já começou. E com o líder do PL preso e praticamente incomunicável, claro que dificulta."

 

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.