Home
/
Noticias
/
Exclusivas
/
Otto Alencar diz que proposta de neutralidade de Angelo Coronel foi “inaceitável”
Otto Alencar diz que proposta de neutralidade de Angelo Coronel foi “inaceitável”
Por Política Livre
02/02/2026 às 09:24
Foto: Reproodução
O senador Otto Alencar, presidente do PSD na Bahia, comentou nesta segunda-feira (2) os bastidores da saída do senador Angelo Coronel da legenda e afirmou que o rompimento ocorreu após a apresentação de uma proposta que classificou como “inaceitável”. As declarações foram dadas em entrevista à Rádio Metropole.
Segundo Otto, Coronel participou de uma reunião em São Paulo com o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, onde teria defendido que o partido adotasse posição de neutralidade na disputa pelo governo da Bahia, sem apoio nem ao governador Jerônimo Rodrigues (PT) nem ao ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil).
De acordo com Otto Alencar, a sugestão contrariava uma decisão já tomada pela direção estadual do partido, que optou por manter o alinhamento com Jerônimo após consulta interna a prefeitos, parlamentares e lideranças políticas da sigla.
“O Angelo já sabia disso. A maioria dos prefeitos queria continuar na base do governo. Todos os candidatos que estão na eleição, reeleição, ex-prefeitos, candidatos a deputados. Então eu tomei a decisão de continuar. Quando ele foi a São Paulo ele já sabia [da decisão]”, afirmou.
O senador também relatou que conversou com Gilberto Kassab durante o processo e que o dirigente nacional indicou que a questão deveria ser resolvida em diálogo com a direção baiana do partido.
“Kassab me ligou, disse que falou ‘se aconselhe com Otto. Esse partido fundamos juntos’. E aí vem a proposta: candidatura ‘camarão sem a cabeça’. Nenhum deputado aceita isso”, declarou Otto, ao criticar a ideia de o PSD lançar candidatos proporcionais e ao Senado sem se coligar com candidato ao governo estadual.
Segundo o presidente estadual da legenda, a proposta não teve respaldo da bancada nem das principais lideranças do partido na Bahia, o que consolidou a manutenção da aliança com o governador Jerônimo Rodrigues e ampliou o impasse com Angelo Coronel.
