Home
/
Noticias
/
Exclusivas
/
Ivana Bastos abre ano legislativo na ALBA com homenagem a Alan Sanches e defesa de um Parlamento ativo e plural
Ivana Bastos abre ano legislativo na ALBA com homenagem a Alan Sanches e defesa de um Parlamento ativo e plural
Por Carine Andrade
03/02/2026 às 11:33
Atualizado em 03/02/2026 às 14:37
Foto: Carine Andrade/Política Livre
Abertura dos trabalhos na ALBA
A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputada Ivana Bastos (PSD), abriu oficialmente os trabalhos legislativos de 2026 nesta segunda-feira (3) destacando o papel do Parlamento baiano na democracia. Ela também homenageou o deputado Alan Sanches (União Brasil), vítima de um infarto fulminante em 17 de janeiro, e reafirmou o compromisso da Casa com a transparência, o funcionamento pleno durante o ano eleitoral e a aproximação com a sociedade.
Logo no início do discurso, Ivana ressaltou que a sessão de abertura ocorre em um momento de reflexão e respeito, diante da morte precoce de Alan Sanches, médico ortopedista com relevantes serviços prestados nas áreas da saúde e da política.
“Iniciamos a quarta sessão legislativa da vigésima legislatura com o coração marcado pela ausência do nosso colega, o deputado Alan Sanches. Sua trajetória nesta Casa foi de compromisso, presença e dedicação à vida pública", destacou.
A presidente afirmou que a melhor forma de honrar a memória do deputado, que entrou na Casa junto com ela na legislatura de 2010, é manter a Assembleia ativa, responsável e fiel ao mandato popular.
Realizações
Ao fazer um balanço do primeiro ano à frente da presidência da ALBA, Ivana Bastos classificou o período como desafiador, porém marcado por avanços institucionais importantes.
“Foram momentos que testaram esta Casa e reafirmaram um princípio essencial: o Parlamento é maior do que qualquer interesse individual", disse. Segundo ela, mesmo diante das dificuldades, a Assembleia seguiu funcionando e avançou em pautas estruturantes, além de fortalecer o papel dos parlamentares em plenário e reforçar a atuação ativa nas comissões.
Ivana também destacou a pluralidade política da Casa, formada por 63 parlamentares, e ressaltou que as divergências fazem parte da democracia, desde que acompanhadas de responsabilidade institucional.
“Aqui, as divergências fazem parte da democracia, mas prevalecem o respeito ao mandato e a responsabilidade com a sociedade", reforçou.
Ao projetar o ano de 2026, a presidente enfatizou que uma das principais metas é garantir o funcionamento pleno da Assembleia durante o período eleitoral, com respeito às prerrogativas parlamentares e equilíbrio institucional.
Outro ponto destacado foi a inauguração do posto do SAC nas dependências da ALBA, iniciativa voltada à ampliação do acesso da população a serviços essenciais.
Ivana Bastos agradeceu ao governador Jerônimo Rodrigues (PT), ao secretário da Administração, Rodrigo Pimentel, e ao superintendente do SAC, Flávio Barbosa, pelo apoio ao projeto, além de reconhecer o trabalho dos servidores da Casa e da imprensa que cobre o dia a dia do legislativo estadual.
“No início da minha gestão, pedi aos servidores que não soltassem as minhas mãos. E vocês não soltaram. Também agradeço à imprensa baiana e ressalto o papel dos veículos de comunicação no fortalecimento da democracia e da transparência pública", frisou.
