Home
/
Noticias
/
Exclusivas
/
Colunista cita “risco do PT da Bahia” no caso Master e ironiza fala de Lula em Salvador sobre “mercantilização” da política
Colunista cita “risco do PT da Bahia” no caso Master e ironiza fala de Lula em Salvador sobre “mercantilização” da política
Por Política Livre
10/02/2026 às 14:21
Foto: Rovena Rosa / Agência Brasil
O discurso do presidente Lula na Bahia, durante o aniversário de 46 anos do PT no último sábado (7), deu sinais da estratégia eleitoral que o petista já começou a rascunhar no campo da comunicação para a campanha eleitoral deste ano. Ao falar em “mercantilização” e que a “política apodreceu”, Lula busca se distanciar do tema da corrupção, que retoma à agenda pública com os casos da fraude do INSS e mais recentemente do Banco Master, segundo avaliou a colunista da GloboNews, Malu Gaspar.
“É muito engraçado o presidente falar em mercantilização da política, o que a gente viu na Lava Jato foram depoimentos de vários empresários, eu vou citar só o que foi mais impactante, do Marcelo Odebrecht dizendo que deu R$ 300 milhões no caixa 2 para as campanhas dele e da Dilma, e que ele foi avisado. Então, não é motivo de espanto, é justamente uma declaração feita por marqueteiro para atender uma demanda específica de se distanciar da corrupção dessa vez”, analisou a jornalista.
O caso do Banco Master, a propósito, oferece risco ao PT da Bahia, diz ela. “Inclusive, o PT da Bahia tem lá seu risco com relação ao Vorcaro, tem toda uma história que fez com que o Vorcaro e o Master virasse esse banco grande a partir do crescimento que eles tiveram na Bahia, com a carteira de crédito consignada e tudo”.
Com diferentes frentes de investigação em curso sobre contratos do Master, sem que ainda se saiba quais desdobramentos isso trará, ela pontua que os marqueteiros do presidente já sinalizam um ponto de atenção para o tema, que deverá ser explorado na campanha eleitoral.
“Então, ele [Lula] está se diferenciando porque já está chegando perto dele. Você tem desde o INSS com o Lulinha, ao Master chegando aos ministros, tem Lewandowski, o Guido Mântega, todo esse entorno do Lula. Então, o que ele está querendo dizer, isso aqui não diz respeito a mim. Toda vez que ele tem chance, ele fala isso”, frisou.
“O mais importante que ele [Lula] está querendo mostrar, querendo se distanciar do STF, porque enquanto esse caso Master continuar criando notícias, você vai transformar esse caso num ponto de debate da campanha, já é, mesmo que não aconteça mais nada. O que ele está querendo dizer é, ‘olha, eu estou fazendo a minha parte e não vou me meter com essa história’”, arrematou Gaspar.
1 Comentário
Henrique Queiroz
•
10/02/2026
•
14:39
