/

Home

/

Noticias

/

Justiça

/

Arcanjos XIX: operação do MPBA combate crimes de abuso sexual infantojuvenil com mandados na BA e PB

Arcanjos XIX: operação do MPBA combate crimes de abuso sexual infantojuvenil com mandados na BA e PB

Por Redação

06/02/2026 às 11:07

Imagem de Arcanjos XIX: operação do MPBA combate crimes de abuso sexual infantojuvenil com mandados na BA e PB

O Ministério Público da Bahia em conjunto com o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) deflagrou nesta sexta-feira, 6, a operação Arcanjos XIX, que investiga rede criminosa de abuso sexual infantojuvenil com atuação em diversos estados. O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) cumpriu mandados de busca e apreensão na cidade de Salvador. Durante a ação, um investigado foi detido em flagrante devido ao material encontrado no celular que estava sob posse do mesmo. A operação contou com o apoio do Centro de Apoio Operacional da Criança e do Adolescente (Caoca) do MPBA e do Batalhão de Polícia de Pronto Emprego Operacional da Polícia Militar (BPEO).

O objetivo é combater o crime de abuso sexual infantojuvenil, sobretudo os de aquisição e transmissão de material que contenha cena de sexo explícito ou pornográfica, envolvendo criança ou adolescente, consumidos e compartilhados no ciberespaço. As investigações identificaram diálogos entre os alvos da operação e outro investigado no Rio Grande do Norte tratando da aquisição de material de abuso sexual infantojuvenil mediante troca. 

Além de Salvador, também foram cumpridos mandados busca e apreensão na Paraíba, com o apoio dos Gaecos do MPRN e MPPB, bem como das Polícias Civil e Militar desses estados.  

No momento do cumprimento do mandado, foram apreendidos materiais eletrônicos capazes de armazenar fotos, arquivos de áudio/vídeo, para posterior verificação da presença de material de abuso sexual infantil. Todo esse material será encaminhados ao laboratório forense computacional do Gaeco para ser analisado.

A operação teve início após uma denúncia anônima que foi prontamente investigada pela promotoria especializada com o apoio do Gaeco. 

Denúncias de crimes dessa natureza podem ser registradas pelo Disque 100, do Ministério dos Direitos Humanos, e ao Ministério Público, em todo o estado, por meio do Disque 127, das Promotorias de Justiça mais próximas e pelo site de atendimento ao cidadão.

O nome da operação é uma referência ao projeto desenvolvido pelo Gaeco/MPRN que vem aprimorando metodologia que tem trazido bastante resultado na investigação e no combate aos crimes de abuso sexual infantojuvenil, praticados no ciberespaço.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.