Ratinho Jr. mantém agenda no litoral do Paraná e não vai a evento com Lula
Presidenciável diz que abertura da operação verão estava marcada há 22 dias
Por Fábio Zanini/Folhapress
19/12/2025 às 19:25
Foto: Divulgação
O governador do Paraná, Ratinho Jr., visita obra de nova ponte entre Brasil e Paraguai
O governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), manteve uma visita ao litoral do estado nesta sexta-feira (19) e decidiu não comparecer a uma solenidade com Lula de inauguração de uma nova ponte ligando o Brasil ao Paraguai, em Foz do Iguaçu (PR).
Possível candidato a presidente no ano que vem, o governador deu como justificativa o fato de que o lançamento de uma operação relacionada à temporada de verão nas praias do estado, que envolve 2.000 agentes de segurança, já estava marcado há 22 dias.
Ratinho Jr. afirmou que "não ficaria bem com a sua consciência em deixar em segundo planos homens e mulheres das forças de segurança que deixaram suas casas neste período de festas para defender os paranaenses".
Nos bastidores, houve reclamação do governo paranaense com o fato de Lula ter mantido a sexta (19) como data da inauguração, quando poderia ter transferido o evento para o sábado (20), quando líderes do Mercosul se reúnem na cidade paranaense.
O próprio presidente paraguaio, Santiago Peña, teria ficado desconfortável com o calendário, e pretende fazer sua própria inauguração no sábado.
Na semana passada, os governos estadual e federal já haviam tido um atrito, com relação a uma via de acesso à nova ponte.
O Dnit e da Polícia Rodoviária Federal tentaram vetar a inauguração, apontando falta de sinalização adequada, mas a via foi aberta pelo governador, com o argumento de que é uma obra do DER (Departamento de Estradas de Rodagem) estadual.
