Home
/
Noticias
/
Exclusivas
/
Novo vice de Jerônimo entre Coronel e Carletto, o 'comprador' da Bahia, os 'guerreiros' de Neto e o machismo de Rui Costa
Novo vice de Jerônimo entre Coronel e Carletto, o 'comprador' da Bahia, os 'guerreiros' de Neto e o machismo de Rui Costa
Por Política Livre
17/12/2025 às 17:26
Foto: Reprodução
Coronel ou Carletto
Não é apenas a exclusão de Angelo Coronel (PSD) da chapa de Jerônimo Rodrigues (PT) que é dada como fato consumado no grupo governista. A saída de Geraldo Jr. (MDB) da vice também já está precificada. A vaga será ofertada, como compensação para que ele não deixe a base, primeiro ao grupo de Coronel e, em caso de não haver entendimento, ao Avante do ex-deputado Ronaldo Carletto, para ele mesmo ou para quem queira indicar.

Sem pau da barraca
O post em que o senador Jaques Wagner (PT) tratou, há 10 dias, como seu grupo político ele próprio, o governador e o ministro chefe da Casa Civil é considerado o marco da decisão dos petistas de deixarem de fora Angelo Coronel da chapa de Jerônimo, incorporando, pelas mãos do primeiro governador eleito pelo PT baiano, Rui Costa em seu lugar. Antes, o PT se dividia entre a indicação de Wagner ou o ministro para a chapa, com Coronel presente.
Herança petista
Aliados do governo já se articulam para disputar os votos que serão deixados pelo deputado federal Josias Gomes (PT) com a ida do parlamentar para o Tribunal de Contas do Estado (TCE), mas a principal beneficiária tende a ser a ex-secretária Adélia Pinheiro. Pré-candidata à Câmara, ela tem base no sul da Bahia, onde Josias é forte, e contou com o apoio direto do correligionária na disputa pela Prefeitura de Ilhéus, em 2024.
Entre irmãos
No caso do deputado federal Otto Alencar Filho (PSD), a aposta da família é que o espólio eleitoral fique em casa. O irmão Daniel Alencar será candidato a uma cadeira na Câmara e vai herdar a maior parte dos votos. O suplente Charles Fernandes (PSD) assume o mandato já com as emendas definidas por Ottinho, sem margem para mudanças, o que, na prática, mantém Daniel como principal interlocutor político desse pacote de recursos em 2026.

Ritmo natalino
ACM Neto intensificou a agenda pelo interior da Bahia neste mês de dezembro, em clara movimentação de pré-campanha ao governo do Estado. A maratona começa nesta quinta (18) em Feira de Santana, com a inauguração da sede do União Brasil no município. No domingo (21), segue para Rio Real, depois passa por Porto Seguro na segunda (22), participa de ação em Paulo Afonso no dia 25 e encerra o roteiro natalino no interior prometendo manter o mesmo ritmo de viagens no início de 2026.
Apoio de Isaac
Já a aguardada viagem de Neto para Juazeiro, que ocorreria em dezembro, ficou para janeiro de 2026. Como já revelou o Política Livre, ACM Neto vai receber na capital do Norte baiano o apoio do ex-prefeito Isaac Carvalho (PSD), um dos principais aliados do governo Jerônimo Rodrigues (PT) na região.
Guerreiros de Neto
Funcionou o puxão de orelha que o ex-prefeito ACM Neto deu nos deputados da oposição na Assembleia, cobrando postura mais combativa contra o governo Jerônimo Rodrigues (PT). A sessão iniciada na tarde de terça (16) só terminou às 5h da manhã desta quarta (17), com forte obstrução à urgência de mais um pedido de empréstimo. No fim, já com o dia claro, os parlamentares da minoria posaram para foto e o apelido surgiu de imediato na coluna: “os guerreiros de Neto”.

O comprador
A aquisição da agroindústria do Grupo Chaves, em Barreiras, deve diversificar as atividades econômicas de um político baiano. Ele ultimamente tem concentrado seus investimentos na aquisição de produtivas fazendas em distintas regiões do interior. Agora com o apoio de poderosos sócios, a cada dia se consolida como produtor e forte liderança do agronegócio baiano. O burburinho é que a compra da primeira esmagadora de soja baiana custou R$ 42 milhões. Não é pra todo mundo não!
Cardápio da obstrução
Há tempos a presidência da Assembleia não precisava providenciar comida para deputados durante a madrugada. A obstrução havia virado exceção na Casa. Nos tempos em que o PT fazia oposição, chegava a ter rodadas de pizza na sala do cafezinho, o que, depois de quase duas décadas, voltou a acontecer entre a noite de ontem e a madrugada de hoje. O cardápio foi completado com salgadinhos e pão com ovo pela manhã.
Invasão das bases
O deputado estadual Euclides Fernandes (PT) não esconde a irritação com o secretário de Relações Institucionais, Adolpho Loyola (PT). Nos bastidores, o parlamentar acusa o auxiliar do governador de fechar os olhos sobre a atuação política do ex-prefeito de Amargosa, Júlio Pinheiro (PT), que é pré-candidato a uma cadeira na Assembleia, em redutos que são seus.
Pitacos
* A deputada estadual Cláudia Oliveira (PSD) foi a principal articuladora do movimento para tentar viabilizar a candidatura do colega Luciano Araújo ao TCE. Ela coletou assinaturas em apoio ao naufragado movimento.
* No governo, a atuação intensa de Cláudia causou estranheza. Auxiliares de Jerônimo avaliam que o gesto funcionou como um recado político claro de insatisfação da parlamentar com o espaço e o tratamento que vem recebendo na base.

* No almoço que o MDB baiano ofereceu aos prefeitos da sigla, na segunda (15), ganhou coro a avaliação já feita por Geddel Vieira Lima de que a eleição de 2026 não será fácil para Jerônimo.
* Prefeitos emedebistas demonstraram preocupação com o ritmo lento das entregas do governo e alertaram que o cenário eleitoral exigirá menos viagens do governador e mais resultados concretos no interior do Estado.
* Na sexta da semana passada Geddel e Lúcio Vieira Lima almoçaram em Buraquinho com o deputado federal Isnaldo Bulhões (AL), relator do Orçamento da União. Na pauta, investimentos federais e a ampliação de recursos para a Bahia.
* Foi de Hermes Hilarião, vice-presidente da OAB-BA, a caneta que reconheceu como injustos os ataques dirigidos por uma parte aos colegas Eugenio Kruchewsky e Ana Patrícia Dantas, que disputou pela oposição o comando do órgão nas últimas eleições.
* Ao recusar os mais variados convites para o Reveillon com o presidente Lula, a primeira-dama Janja acabou fazendo uma descortesia à família Carletto. Disse que a ida para a mansão paradisíaca dos políticos no Sul da Bahia foi um verdadeiro tormento.
* Empoderado com a recondução, por 41 votos, para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o desembargador Maurício Kertzman deve ser eleito presidente da Corte no ano que vem, assegurando a nomeação de Carina Canguçu à vaga de desembargadora eleitoral, cuja escolha vem sendo travada por Rui Costa por puro machismo.

* O afastamento esta semana, por ordem do CNJ, de um juiz estadual tem insuflado os rumores de que está muito próxima uma segunda fase da Operação Faroeste, que promoveu uma verdadeira limpeza ética no TJ baiano com o afastamento de vários magistrados.
