/

Home

/

Noticias

/

Salvador

/

Obras do Centro de Operações de Salvador alcançam mais de 50% de intervenções concluídas

Obras do Centro de Operações de Salvador alcançam mais de 50% de intervenções concluídas

Por Redação

15/12/2025 às 17:40

Foto: Otávio Santos/Secom PMS

Imagem de Obras do Centro de Operações de Salvador alcançam mais de 50% de intervenções concluídas

O titular da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit), Alberto Braga

A Prefeitura de Salvador promoveu nesta segunda-feira (15) mais uma reunião de acompanhamento do Centro de Controle Operacional de Salvador (CCO), cujas obras físicas já avançaram mais de 50%, segundo o titular da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit), Alberto Braga.

“Apesar de ter chovido bastante em Salvador, já ultrapassamos 50% da área de construção. Uma missão do CAF [Banco de Desenvolvimento da América Latina] esteve aqui, inclusive, na semana passada. Logicamente, depois teremos um segundo passo, que é o alinhamento com os órgãos que farão parte da operação no Centro”, afirmou o secretário.

Em construção no bairro de Boa Vista do Lobato, no Subúrbio Ferroviário, o CCO terá como principal função integrar, em um único ambiente, as estruturas de monitoramento, segurança, mobilidade urbana, defesa civil e fiscalização da capital baiana. A proposta é ampliar a capacidade de resposta do município em situações de emergência, grandes eventos e ocorrências do dia a dia, a partir do compartilhamento de informações em tempo real entre os órgãos da administração municipal.

Na reunião desta segunda, foram abordados a integração das ações e o alinhamento das responsabilidades entre os órgãos municipais envolvidos na implantação do novo equipamento estratégico da cidade.

O encontro aconteceu no auditório Makota Valdina, no prédio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), no bairro do Comércio, e reuniu representantes da Semit, Casa Civil, secretarias de Governo, Saúde, Mobilidade, Ordem Pública, Manutenção e Sustentabilidade, além da Defesa Civil, Guarda Civil Municipal e Transalvador para definir os próximos passos.

Entre as prioridades da Semit, o Centro reforça o uso da tecnologia como ferramenta estratégica para a gestão pública. O secretário afirmou ainda que os primeiros equipamentos serão instalados a partir do próximo ano e reiterou que também funcionará no local um Hub similar ao existente no Comércio.

“Vamos buscar começar a instalação dos equipamentos após o Carnaval e, consequentemente, a migração do sistema, para que a gente possa fazer essa integração com todas as outras secretarias e órgãos que estarão operando lá. É importante lembrar que lá também funcionará um centro de inovação, onde novas startups estarão presentes e fazendo a alfabetização digital”, pontuou Braga.

O inspetor geral da Guarda Civil, Marcelo Silva, destacou a importância da integração que será promovida com o funcionamento do Centro Operacional. “Para nós, o CCO se torna um local onde vamos encontrar os colegas de todas as instituições para, a partir dali, resolver os problemas. Essa junção de forças em um único local traz essa vantagem. Apesar da Guarda ter em sua sede um monitoramento que serve para as questões de segurança, de lá nós não temos a presença de outras instituições. Para certos problemas, é melhor que estejamos todos próximos, com o poder de decisão”, disse.

Impactos - O CCO integrará a infraestrutura de segurança e monitoramento da cidade, conectando áreas como a Defesa Civil de Salvador (Codesal), a Guarda Civil Municipal e a Transalvador. O agente Volnei Teixeira, da Transalvador, também participou da reunião e destacou o impacto do novo equipamento para o trânsito.

“É de extrema importância essa integração para o município e para o Estado como um todo, porque trata-se de uma gestão integrada. A gente vai poder fazer uma visualização, não só do trânsito, mas de toda a mobilidade, também para garantir segurança para o munícipe. Isso vai possibilitar maior assertividade e precisão”, explicou.

O diretor geral da Defesa Civil, Sosthenes Macedo, também ressaltou a importância da integração e convidou outros órgãos da gestão municipal a participar do processo. “A Codesal está presente com a coordenação do Cemadec [Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme] e do NTI [Núcleo de Tecnologia da Informação], ambos com suas equipes de engenheiros, programadores e desenvolvedores, para mostrar que a Defesa Civil está totalmente integrada nessa operação”, concluiu.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.