Home
/
Noticias
/
Exclusivas
/
'Nenhum ministro do STF pode cassar mandato de parlamentar', diz Cezar Leite
'Nenhum ministro do STF pode cassar mandato de parlamentar', diz Cezar Leite
Por Reinaldo Oliveira, Política Livre
12/12/2025 às 14:18
Atualizado em 12/12/2025 às 19:35
Foto: Política Livre/Arquivo
O vereador Cezar Leite (PL)
O vereador Cezar Leite (PL) afirmou ao Política Livre, nesta sexta-feira (12), que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, tomou uma decisão arbitrária e inconstitucional ao determinar a cassação do mandato da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP).
“É mais uma decisão inconstitucional do ministro Alexandre de Moraes, infelizmente alguém que deveria zelar pela Constituição do Brasil. Nenhum ministro do STF pode cassar ou não mandato de parlamentar; isso é prerrogativa da Câmara dos Deputados, é do Congresso. Ele pode avaliar se o procedimento foi correto ou não e, aí, anular essa votação e depois ter uma nova votação, e não dizer se vai ser cassado ou não, diante de que foi feito todo o processo de forma regular”, declarou.
O vereador, que se autointitula bolsonarista, ainda fez críticas ao STF e cobrou posicionamento em relação ao deputado Glauber Braga (PSOL-RJ).
“O engraçado é que ele foca na Carla Zambelli e no Ramagem, mas no Glauber, do PSOL, não houve nenhum problema. É mais um ato inconstitucional, autoritário, de um ministro que pertence hoje a um tribunal revolucionário, um tribunal onde os ministros, na sua maioria, não seguem a Constituição e sim a vontade própria”, acrescentou.
O vereador também aproveitou a ocasião para fazer críticas diretas ao ministro Alexandre de Moraes e questionar como será o processo eleitoral de 2026.
“Isso me causa muito medo e estranheza quando a gente vê essas atitudes de influência política do ministro. E o ministro foi presidente do TSE em 2022, durante a última eleição. Isso me causa muita preocupação. Como será essa eleição em 2026 frente ao que nós estamos vendo hoje, o que está acontecendo na frente de todo mundo e sem o posicionamento do Congresso? Um Congresso acovardado, com presidentes acovardados tanto da Câmara, deputado, quanto do Senado?”, indagou.
2 Comentários
Edivaldo Trindade
•
12/12/2025
•
14:07
Sérgio Luiz
•
12/12/2025
•
12:19
