Governo multiplica ações com influenciadores desde 2018
Levantamento da Reglab mostra que número de ações com criadores de conteúdo saltou de 2 em 2018 para 11 em 2025
Por Mônica Bergamo/Folhapress
08/12/2025 às 21:15
Foto: José Cruz/Agência Brasil/Arquivo
O presidente Lula conversa com o ministro da Secretaria de Comunicação Social , Sidônio Palmeira
O governo federal vem ampliando o uso de influenciadores digitais em campanhas nesta década. Na gestão de Márcio Freitas no Ministério das Comunicações durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), foram registradas duas ações oficiais com criadores de conteúdo em 2018. Já em 2025, sob a gestão de Sidônio Palmeira na Secretaria de Comunicação, o número chegou a 11.
As informações são da Reglab, empresa de pesquisa e consultoria. O levantamento se baseou em publicações no Diário Oficial da União e no Portal Gov.br.
Em 2019, sob a gestão de Fábio Wajngarten, foram registradas cinco ações com influenciadores; em 2020, duas; e, em 2021, quatro. Em 2022, na gestão de André Costa, houve duas campanhas. Em 2023, já com Paulo Pimenta, o número subiu para quatro e, em 2024, para nove.
A maioria dos influenciadores contratados tem entre 30 e 39 anos (36%), enquanto 21% têm entre 16 e 24 anos. A pesquisa aponta que 49% são brancos, 31%, pardos, e 16%, pretos.
Nano-influenciadores — perfis entre 1 mil e 10 mil seguidores — têm taxa média de engajamento de 3,2%, mais que o dobro dos grandes perfis.
O levantamento também indica que 73% dos consumidores no Brasil compram produtos com base em recomendações de influenciadores.
