Home
/
Noticias
/
Radar do Poder
/
A atuação pronta de Adolpho Loyola, a explicação para a irritação de Otto, o veto do grupo de Rotondano aos 'adesistas' e a ansiedade dos amigos de Guga Lima
A atuação pronta de Adolpho Loyola, a explicação para a irritação de Otto, o veto do grupo de Rotondano aos 'adesistas' e a ansiedade dos amigos de Guga Lima
Por Política Livre
03/12/2025 às 12:08
Atualizado em 03/12/2025 às 20:02
Foto: Arte Política Livre
Gol
Informado de que a oposição, depois de meses de calmaria, ia tentar obstruir as votações da última segunda-feira na Assembleia, o secretário de Relações Institucionais, Adolpho Loyola, lançou antecipadamente uma ofensiva sobre a base governista de forma a não correr riscos. Teve o cuidado de conversar pessoalmente com cada um dos deputados e dengá-los adequadamente, com boas promessas, para que tudo desse certo.
Adolpho Loyola Divulgação
Inflexão
Além de marcar a estréia do deputado estadual Nelson Leal (PP) na oposição, a sessão em que a Assembleia votou os projetos de interesse do governo, entre os quais o pedido de autorização para a contratação de um novo empréstimo milionário, registrou um ponto de inflexão na atuação da base oposicionista, que há muito se posicionava de forma brandíssima em relação aos projetos de interesse do governo.
Quem souber...
Por trás da mudança de postura, que resultou numa obstrução que varou a madrugada, como há muito não se via na Casa, estaria a reunião que o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil) promoveu com os deputados alinhados para pedir mais empenho na tarefa de fazer oposição contra o governo. O que Neto, que é candidato à sucessão estadual em 2026, prometeu aos parlamentares quem souber, morre.
Whats App Image 2025 11 24 at 20.14.56
Tensão no PSD
Desde que o site Política Livre revelou o conteúdo de uma encontro sigiloso do PSD no qual o senador Otto Alencar teria admitido a possibilidade de concorrer ao governo do Estado no caso de o PT vetar a candidatura à reeleição do amigo e 'cumpadi' senador Angelo Coronel, o partido vive um clima de tensão grande. Ontem, Coronel chegou a negar que haja algum conflito entre ele e Otto.
Convictos
A maneira agressiva com que Otto rebateu a informação sobre as declarações que supostamente fizera no encontro do PSD acabou levando a classe política, especialmente governista, a achar que de fato ele, num ato de empolgação e iludido pela confiança no anonimato, as fez. Só não contava, entretanto, que um dos participantes da reunião vazasse o que foi tratado no encontro.
otto alencar
Primeiro, os meus
Uma outra explicação para a reação excessivamente assertiva de Otto teria sido o fato de seu filho deputado federal estar disputando a indicação para o Tribunal de Contas do Estado (TCE), processo que um ruído neste nível poderia abalar completamente. Governistas, ottistas entre eles, asseguram que a informação não foi bem digerida no governo, de onde Jerônimo Rodrigues (PT) teria pedido que o assunto fosse prontamente cortado pelo senador na mídia.
Veto a adesistas
No grupo do presidente eleito do Tribunal de Justiça do Estado José Rotondano a ordem é vetar completamente os movimentos de adesão dos desembargadores Sérgio Cafezeiro e José Aras, que apoiaram a candidatura de Jatahy Jr. ao comando do TJ. Depois de ter começado a se movimentar em busca de apoio para o cargo de desembargador substituto do TRE, o primeiro ouviu que terá adversário.
joserotondano divulgacao
Adversário
Trata-se do desembargador Paulo Chenaud, no qual o grupo de 'Roto' deve descarregar todos os seus votos nas eleições para a Corte Eleitoral que ocorrem ainda este mês. A ideia é fechar o TRE com o time vencedor, emplacando a recondução de um dos pilares da campanha de 'Roto', Maurício Kertezman, o qual, no entanto, deverá enfrentar a oposição de Júlio Travessa, que apoiou a candidatura de Jatahy. Com a recondução, Kertezman assume a presidência da Corte.
Distância regulamentar
No caso de Aras, a estratégia é deixar ele distante por completo da Unicorp, universidade corporativa do TJ na qual o desembargador, que é professor, tem o sonho de atuar. O argumento para apoiar o afastamento de Aras o grupo de 'Roto' já tem pronto: alegar que ele já atua no ramo de cursos preparatórios na área de Direito, o que em tese geraria conflito de interesses com seu eventual ingresso na instituição.
Dois nomes
Na hipótese de ser reconduzido ao TRE e chegar à presidência da Corte, Kertzman se empodera para decidir uma pendenga antiga que envolve a escolha do desembargador eleitoral do Tribunal na vaga de advogado. Por enquanto, as apostas vão no sentido de Carine Cangussu, advogada de excelente reputação muito ligada a ele, mas também circulam em torno da escolha do colega Rafael Santana, igualmente muito bem conceituado, mais chegado a 'Roto'.
Mauricio Kertzman Szporer Divulgação2
Pitaco
* O PSB já montou uma operação para fortalecer a reeleição da deputad estadual Fabíola Mansur. A ideia é transformar a deputada estadual Soane Galvão, que não disputará a reeleição para apoiar a candidatura do marido, o ex-prefeito de Ilhéus Mário Alexandre, em secretária no governo Jerônimo Rodrigues (PT).
* Para isso, o partido busca garantir uma segunda pasta no Executivo, já que a atual, Desenvolvimento Econômico, não tem o perfil de Soane. A movimentação foi intensificada esta semana.
* Hoje, quem comanda a Sedes é o deputado estadual licenciado Angelo Almeida (PSB), que deixará a pasta e retornará à Assembleia para disputar a reeleição. A pasta seguirá com o PSB, mas a sigla quer mais um espaço no primeiro escalão para acomodar Soane. Com isso, Fabíola abriria mão de entrar no Avante.
* De olho no movimento do PSB, o Avante e o PDT também querem ampliar seu espaço no primeiro escalão, uma decisão hoje inteiramente nas mãos do governador.
* Quem deve herdar mesmo o espólio eleitoral do deputado federal Otto Filho (PSD), que se prepara para assumir vaga no TCE, é o irmão Daniel Alencar, médico como o pai. Entre lideranças do PSD, a leitura é unânime: ele é o nome natural para ocupar o espaço político do irmão.
* Assim, Isadora Alencar, filha do senador, seguirá na iniciativa privada, contrariando a torcida de muitos.
* ACM Neto vai a Feira de Santana no dia 18 inaugurar a nova sede do União Brasil no município. O ato deve fortalecer a pré-candidatura do empresário Zé Chico, que comanda a sigla na Princesa do Sertão, a deputado federal.
Whats App Image 2025 12 03 at 11.32.46
* Zé Chico é, inclusive, o candidato do coração do prefeito José Ronaldo, embora outros aliados estejam no páreo de olho em uma cadeira na Câmara Federal: Pablo Roberto (PSDB), atual vice em Feira, e Colbert Martins (DC), ex-gestor.
* Nos próximos dias, a primeira-dama de Itabuna, Andréa Castro, deve anunciar novos apoios estratégicos de lideranças do sul e sudoeste da Bahia, reforçando sua pré-candidatura a deputada estadual em 2026.
* Apontada como uma das favoritas do sul baiano, Andréa intensifica agendas e articulações com prefeitos e vereadores e os anúncios serão feitos ao lado de aliados do prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), fortalecendo o palanque governista.
* Nem a soltura do banqueiro baiano Guga Lima, uma garantia de que não combinou delação premiada, desarmou a ansiedade de políticos e empresários baianos com os quais construiu vínculos.
2 Comentários
Adilson Lopes BENITO Brasileiro
•
04/12/2025
•
14:30
Adilson Lopes BENITO Brasileiro o
•
04/12/2025
•
14:27
