/

Home

/

Noticias

/

Mundo

/

Exército israelense diz ter alvejado comandante do Hamas em ataque a Gaza

Exército israelense diz ter alvejado comandante do Hamas em ataque a Gaza

Por Folhapress

13/12/2025 às 12:27

Foto: Reprodução/Arquivo

Imagem de Exército israelense diz ter alvejado comandante do Hamas em ataque a Gaza

Se confirmada, morte dele seria o assassinato de maior repercussão desde o início da trégua, em outubro deste ano

O Exército israelense atacou neste sábado (13) um carro na Cidade de Gaza que transportava Raed Saed, um alto comandante do Hamas e um dos arquitetos dos ataques de 7 de Outubro de 2023 contra Israel, segundo um oficial da defesa de Tel Aviv.

O ataque matou quatro pessoas, de acordo com as autoridades de saúde de Gaza. Não houve confirmação imediata do grupo terrorista Hamas ou dos médicos sobre se Saed estava entre os mortos. O Exército israelense afirmou ter alvejado um alto comandante do grupo na cidade, sem divulgar o nome ou outros detalhes.

Se Saed foi morto, este seria o assassinato de uma figura importante do Hamas de maior repercussão desde a entrada em vigor do acordo de cessar-fogo em outubro deste ano.

O oficial da defesa israelense descreveu Saed como chefe da força de fabricação de armas do Hamas. Pessoas do grupo também o descreveram como o segundo em comando do braço armado do grupo, depois de Izz eldeen Al-Hadad. Saed costumava comandar o batalhão do Hamas na Cidade de Gaza, um dos maiores e mais bem equipados do grupo, disseram essas pessoas.

A guerra em Gaza começou depois que militantes liderados pelo Hamas mataram 1.200 pessoas, a maioria civis, e fizeram 251 reféns em um ataque ao sul de Israel em 7 de Outubro de 2023. A ofensiva retaliatória de Israel matou mais de 70.700 palestinos, a maioria civis, segundo autoridades de saúde locais.

O cessar-fogo de 10 de outubro permitiu que centenas de milhares de palestinos retornassem às ruínas da Cidade de Gaza. Israel retirou tropas de posições na cidade e o fluxo de ajuda humanitária aumentou.

Mas a violência não cessou completamente. Autoridades de saúde palestinas afirmam que as forças israelenses mataram pelo menos 386 pessoas em ataques em Gaza desde o cessar-fogo. Israel afirma que três de seus soldados foram mortos desde o início da trégua e que atacou dezenas de combatentes.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.