Home
/
Noticias
/
Bahia
/
Encontro Estadual de Mulheres do PT Bahia reúne militância feminina para debater participação política
Encontro Estadual de Mulheres do PT Bahia reúne militância feminina para debater participação política
Por Redação
08/12/2025 às 14:16
Atualizado em 08/12/2025 às 19:00
Foto: Coala Ayo / PT Bahia
A atividade aconteceu no sábado (06), integrando o calendário de encontros setoriais, juntamente com o Congresso Estadual da Juventude do PT Bahia
A militância feminina do PT Bahia se reuniu no último sábado (06/12), no SINDAE-BA, para o Encontro Estadual de Mulheres - Antônia Garcia. Com o objetivo de fortalecer a participação das mulheres na política e consolidar uma agenda feminista estratégica para o partido, a atividade prestou homenagem à memória de Antônia Garcia, mulher negra, fundadora do PT Bahia, militante histórica do movimento de mulheres e primeira presidenta do PT de Salvador.
O encontro reuniu mais de 100 mulheres presencialmente e alcançou cerca de 1.500 por meio da transmissão online. Durante o evento, a nova secretária de Mulheres do PT Bahia, Beth do MST, eleita com 2.124 votos, destacou o novo ciclo de organização da política de mulheres no partido.
“Assumo essa tarefa com muito compromisso e a certeza de que a nossa força vem da unidade, da luta coletiva e da organização das mulheres nos territórios. Vamos seguir construindo um PT cada vez mais feminista, antirracista e enraizado nas lutas do povo”, afirmou Beth do MST, nova secretária de Mulheres do PT Bahia.
O evento contou com a participação de lideranças femininas do governo e do partido, entre elas as secretárias Neusa Cadore (SPM), Rowenna Brito (SEC), Fabya Reis (SEADES) e Roberta Santana (SESAB); as deputadas estaduais Fátima Nunes e Maria Del Carmen; e a deputada federal Ivoneide Caetano. Também marcaram presença a prefeita de Cachoeira, Eliana Gonzaga, e a vice-prefeita de Euclides da Cunha, Simone Mattos; as vereadoras Marta Rodrigues (Salvador), Mária Viviane (Vitória da Conquista) e Leide Rios (Capim Grosso); além de Moema Gramacho, Lucinha, Elisângela Araújo, Maria Marighella, Vilma Reis, Denice Santiago, Luciene Nunes, a presidenta do PT Salvador Ana Carolina, Leninha da CUT, Eliane do MST, Bete do Sindipetro, Camila da UEB, Mazé da CONTAG e Elen Coutinho, diretora da Fundação Perseu Abramo.
“Precisamos reafirmar um pacto político pelo feminismo plural e popular que construímos ao longo da história do PT. Isso significa estar perto das mulheres nos territórios, ouvi-las, fortalecê-las e garantir que ocupem os espaços de decisão. Política se faz com mulheres sentadas à mesa, debatendo, disputando e liderando. Nossas companheiras têm voto, têm coragem e têm projeto — e não podem ficar de fora. Precisamos de mais mulheres no Congresso Nacional, nas câmaras municipais e em todos os espaços de poder”, afirmou a presidenta do PT Salvador, Ana Carolina.
“Em meio às ações dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher e em um contexto marcado por ataques aos direitos, avanço de discursos conservadores e aprofundamento das desigualdades, mulheres petistas seguem como ponta de lança da luta popular, articulando resistência, cuidado, mobilização social e produção política nos territórios”, enfatizou a então secretária de Mulheres do PT Bahia, Liliane Oliveira.
Participaram da atividade representantes do SINDAE, CUT, FUP, AMB, MST, MMM, Rede de Mulheres Negras, Mulheres EIG, RENFA, UEB, UEES e AGES, além das Secretarias estaduais do PT de Combate ao Racismo, LGBT, e Juventude do PT BA.
6º Congresso Estadual da Juventude
Para encerrar a jornada de debates dos setoriais no sábado (06), a juventude do PT Bahia também se reuniu na Escola Parque para a realização do 6º Congresso Estadual da Juventude. Com forte participação dos movimentos estudantis, a programação foi voltada para a organização de pautas, formação política e fortalecimento da construção partidária. A etapa nacional do Congresso será realizada entre os dias 12 e 14 de dezembro.
“O 6º Congresso Estadual da Juventude mostrou a potência organizativa da juventude petista e dos movimentos estudantis da Bahia. É desses espaços de formação, debate e mobilização que nasce a renovação da política, com jovens comprometidos com a democracia, a justiça social e as transformações que o nosso país precisa”, afirmou Kauan Barros, então secretário de Juventude do PT Bahia, que passou o bastão para Ítalo Menezes, novo secretário eleito.
1 Comentário
juscelino nicory
•
08/12/2025
•
12:33
