Home
/
Noticias
/
Exclusivas
/
Cacá Leão projeta chapa forte da federação União Brasil–PP para 2026 e defende unidade nacional já no primeiro turno
Cacá Leão projeta chapa forte da federação União Brasil–PP para 2026 e defende unidade nacional já no primeiro turno
Por Flavio Sande
28/12/2025 às 11:01
Foto: Flávio Sande/Política Livre
Cacá Leão
Com a proximidade do calendário eleitoral de 2026, o secretário de Governo da Prefeitura de Salvador, Cacá Leão (PP), afirmou, em entrevista a este Política Livre, que o Progressistas chega ao próximo pleito articulado e integrado à federação com o União Brasil, com expectativa de protagonismo tanto na Bahia quanto no cenário nacional. A declaração de Cacá foi feita durante o primeiro dia do Festival da Virada Salvador, neste sábado (27).
Cacá destacou que, a partir da federação, PP e União Brasil passam a atuar com uma única estratégia eleitoral. Segundo ele, o grupo caminhará unido na Bahia com a candidatura de ACM Neto ao governo do Estado e trabalha na formação de uma chapa competitiva para as disputas proporcionais.
“Nascemos com seis deputados federais do União Brasil e três do Progressistas. Ainda temos uma janela partidária pela frente e muita coisa pode acontecer até abril, mas tenho certeza de que teremos a chapa mais forte e mais competitiva das eleições de 2026”, afirmou.
De acordo com o secretário, a meta da federação é eleger entre 11 e 12 deputados federais e mais de 18 deputados estaduais. Para ele, o objetivo é ambicioso, mas viável, diante do que classificou como a qualidade dos quadros políticos do grupo, tanto na capital quanto no interior do estado.
No campo nacional, Cacá Leão avaliou que o debate sobre a candidatura à Presidência da República ainda está em fase inicial. Ele citou o recente lançamento da pré-candidatura do senador Flávio Bolsonaro (PL) como um movimento que surpreendeu o cenário político, mas ressaltou que a federação União Brasil–PP possui outros nomes colocados.
Entre eles, mencionou o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, apontado como o nome da federação, além dos governadores Ratinho Júnior, do Paraná, Tarcísio de Freitas, de São Paulo, e Romeu Zema, de Minas Gerais. Segundo Cacá, a tendência é que o debate seja afunilado após a virada do ano.
“Acredito que, antes do Carnaval, a gente consiga chegar a um denominador comum com uma candidatura presidencial forte, que atenda aos anseios do povo brasileiro e do povo da Bahia”, disse.
Questionado sobre a estratégia eleitoral, Cacá Leão defendeu a construção da maior unidade possível já no primeiro turno das eleições presidenciais. Para ele, iniciar o processo de forma unificada fortalece o projeto político e reduz a polarização que, segundo avaliou, desagrada grande parte da população.
“Quanto mais unido a gente conseguir sair no primeiro turno, melhor. É importante mostrar um projeto sólido e distante do tensionamento que hoje marca o debate político. O que não for possível unir agora, pode ser discutido no segundo turno”, concluiu.
