Home
/
Noticias
/
Radar do Poder
/
Um bispo ao Senado, o desespero na 'Sufocur', a atenção de Jerônimo aos aniversários e a blogueirinha
Um bispo ao Senado, o desespero na 'Sufocur', a atenção de Jerônimo aos aniversários e a blogueirinha
Por Política Livre
05/11/2025 às 10:18
Atualizado em 05/11/2025 às 20:17
Foto: Arte Política Livre
Igreja
O deputado federal Márcio Marinho (Republicanos) já obteve o consentimento da Igreja Universal para concorrer ao Senado na chapa de ACM Neto (União Brasil), com quem pretende combinar a participação na campanha até o fim do ano. Por enquanto, o plano é lançar o vereador Luis Carlos a deputado federal em seu lugar, mobilizando a Igreja em torno de Neto na Bahia e afastando-a de qualquer entendimento com o governador Jerônimo Rodrigues (PT).

Concorrente preferencial
A ideia de Marinho é enfrentar o senador Angelo Coronel (PSD), que, na avaliação do bispo, deve dividir com Jaques Wagner ou Rui Costa a chapa ao Senado de Jerônimo. Enquanto aquele que for escolhido candidato no PT deverá contar com o apoio integral no partido, Coronel precisará mobilizar os prefeitos com os quais diz contar e a estrutura de sua própria agremiação no interior. Também se colocam como candidatos ao Senado de ACM Neto João Roma (PL) e Marcelo Nilo (Republicanos).
No níver
Além de abraçar, beijar, fazer selfies e prometer recursos para os municípios, o governador do Estado tem adotado uma tática infalível para se manter vivo em corações e mentes de prefeitos. Não perde a oportunidade de ligar pessoalmente para dar os parabéns no dia do aniversário daqueles que estão na base e, se for possível, dos demais que ainda acredita que vai poder atrair para apoiá-lo em 2026.
'Sufocur'
Com a saída de Diogo Medrado da Sufotur, fornecedores passaram a chamá-la de "Sufocur", uma alusão ao sufoco que estão enfrentando para receber recursos no órgão, onde o ex-superintendente se empenhava em pagar a todos, apesar da dificuldade para receber da Administração o dinheiro necessário para a quitação das dívidas imensas que iam sendo contraídas pelas variadas tarefas delegadas ao órgão, além daquelas que herdou da antiga Bahiatursa.

Novo ritmo
Guerreira, a presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputada Ivana Bastos (PSD), se recupera bem depois de ter sido internada de emergência para tratar de uma colite. Assim que deixar o Hospital, vai repensar o ritmo intenso que imprimiu às suas atividades na Casa, na qual passou a trabalhar até de madrugada com sua intrépida equipe, o que chegou a produzir até crise em casamentos de cônjuges muito ciumentos de funcionárias e funcionários.
Blogueirinha
Com atuação apagada na Câmara dos Deputados, onde não se tem registro de que tenha sido procurada para dar sequer uma entrevista nestes quase quatro anos de mandato, a deputada federal Roberta Roma (PL) resolveu apresentar projeto regulamentando a 'profissão' de blogueiro e influenciador digital para que essas figuras cujo única contribuição à sociedade é a de agregar milhares de seguidores e por isso amealhar fortunas possam receber agora dinheiro também do Estado.

Sem diploma
Ao contrário dos demais parlamentares baianos em Brasília, Roberta sempre se esquivou de dar apoio no Congresso à luta dos jornalistas pela obrigatoriedade do diploma de nível superior para o exercício profissional, contribuindo para a desqualificação da atividade e a proliferação das fake news. Agora, quer regulamentar atividades polêmicas que prescindem de tal medida com um projeto que repete o teor de outros apresentados por colegas.
Sem contato
"Apesar dos nossos pedidos, a deputada Roberta Roma nunca recebeu o Sinjorba e a Fenaj para tratar da PEC do Diploma dos jornalistas, que está pronta para ser votada no plenário da Câmara Federal”, diz Moacy neves, vice-presidente da Federação Nacional dos Jornalistas e ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas da Bahia. Ele afirma que, apesar disso, a parlamentar teve tempo para elaborar o projeto contra o jornalismo profissional.
Denúncia grave
"Em vez de construir legislações que tragam seriedade à prática do jornalismo, a deputada propõe uma lei para legalizar um absurdo que vem tornando prefeituras e câmaras de vereadores Brasil adentro vítimas de espertalhões, que abrem indiscriminadamente blogs como forma de pressionar o poder público e amealhar vantagens financeiras em nome da liberdade de imprensa, sem produzir notícia ou conteúdo jornalístico”, protesta ele.
Filho na pista
O prefeito de Porto Seguro, Jânio Natal (PL), bateu o martelo: vai lançar o filho homônimo candidato a deputado estadual. As articulações já avançam pelo Extremo Sul, com articulações firmes junto a outros prefeitos, deputados federais e lideranças locais para construir dobradinhas eleitorais. Com o movimento, está descartado o apoio de Jânio à candidatura do deputado estadual Raimundinho da JR (PL) a uma cadeira na Câmara Federal, pois a prioridade agora é o projeto familiar.
Cálculo
Por falar na família Roma, João, que é presidente estadual do PL, tende a enfrentar dificuldade para eleger um aliado na Assembleia com a saída de Leandro de Jesus para concorrer à Câmara dos Deputados. As projeções são de que se elegem Igor Dominguez, assessor do prefeito Bruno Reis (União) e provável novo filiado ao PL; o próprio Jânio Filho; e o do deputado Diego Castro, que disputa a terceira vaga com Kátia Bacelar, irmã do congressista Jonga Bacelar.
Obras paradas
No encontro na última segunda (Clique aqui para ler), deputados do PV cobraram do governador Jerônimo Rodrigues (PT) mais agilidade na execução de obras no interior do Estado. Durante a reunião, no Centro Administrativo da Bahia, os parlamentares relataram que promessas e convênios não vêm saindo do papel, o que preocupa prefeitos e pode atrapalhar os planos de reeleição de aliados em 2026. A queixa é a mesma de outros integrantes da base, como já revelou esta coluna.

Apelo por emendas
Além de cobrar mais rapidez nas obras do interior, os deputados do PV pediram a Jerônimo a execução das emendas impositivas. Aliás, o deputado Marquinho Viana, autor da PEC que eleva o percentual destinado às emendas para 1,2% da receita corrente líquida, evitou pedir apoio ao governador para o texto durante o encontro. Preferiu, antes, tratar do tema com os líderes na Assembleia, para tentar construir consenso e evitar uma negativa precoce ao projeto do morador do Palácio de Ondina.
Incursão
Jerônimo fará no próximo dia 15 sua primeira visita a Conceição do Coité, reduto administrado pelo bolsonarista Marcelo Araújo (União). O prefeito, conhecido crítico do governo e do PT, já marcou outro compromisso fora da cidade justamente para ter um motivo oficial de ausência. Quem vai recepcionar o governador é o vice-prefeito Marcos Santos (Solidariedade), ao lado do deputado estadual Luciano Araújo (Solidariedade), que é primo e aliado de Marcelo, embora governista. O deputado estadual Alex da Piatã (PSD), que é do grupo adversário, também subirá ao palanque.
Pitacos
• Em Conceição do Coité, o governador vai assinar ordens de serviço para novas obras e anunciar investimentos locais. De lá, segue para Riachão do Jacuípe, outro município governado pelo União Brasil, onde o prefeito Carlos Soares, reeleito em 2024, a exemplo de Marcelo Araújo, também evita rezar na cartilha petista.
• Autora de mais um projeto no Congresso que visa regulamentar a atividade de blogueirinhos e influencers, Roberta Roma pode não ser candidata a deputada federal no ano que vem. Quem vai precisar de votos é o marido João Roma, que avalia substituí-la na disputa eleitoral se não sair ao Senado.
• Com atuação destacada na área e sentenças redigidas com primor, o desembargador baiano Geder Gomes foi o vencedor, na categoria Direitos dos grupos em situação de vulnerabilidade, do 2° Concurso Nacional de Decisões Judiciais e Acordos em Direitos Humanos 2024, premiação foi concedida no último mês de agosto.

• Chamado ironicamente de 'fofinho' por assessores, o secretário estadual de Cultura, Bruno Monteiro, voltou a dar 'chilique' com os chamados auxiliares 'do andar de baixo', ou seja, aqueles que não têm poder para dar uma enquadrada nele quando passa dos limites.

• Não digam à petista Elisângela Araújo, suplente que chegou a exercer o mandato de deputada federal em 2024, que ela é a queridinha de Jaques Wagner. Pelo contrário, diz nunca ter contado com o apoio para se eleger que alegam que ela recebeu do senador.
• A ida do setor CNB de Todas as Lutas para a campanha de Afonso Florence, integrante da corrente DS, deve dificultar imensamente a vida dos demais parlamentares da CNB. Hoje, pelos cálculos no PT, apenas um dos quase seis candidatos da tendência deve se eleger em 2026.
• A volta do empresário Zé Chico ao União Brasil, agora como presidente do diretório municipal em Feira de Santana, não agradou a muita gente. Os vereadores Lulinha e Zé Curuca reclamam que não foram consultados e prometem endurecer o jogo interno.
• O incômodo dos edis, que são do União Brasil, tem menos a ver com a presidência do partido e mais com a política do palanque. Lulinha e Zé Curuca são aliados do deputado federal Gabriel Nunes (PSD) e não pretendem apoiar Zé Chico em 2026 para a Câmara.
• O detalhe é que Gabriel Nunes é da base do governo. Resta saber se o prefeito de Feira, José Ronaldo, do União Brasil e aliado de ACM Neto, vai deixar essas articulações correrem soltas. Dizem que sim, até como aceno a Jerônimo.
• O governador fez questão de enviar uma mensagem de parabéns pelo aniversário do deputado estadual Adolfo Menezes (PSD), celebrado ontem (04). No vídeo, Jerônimo chamou o pessedista, que dessa vez não estava perambulando pelo mundo, de Sheik.
• Foi considerada um sucesso a realização do Xlll Colégio Permanente de Juristas da Justiça Eleitoral (COPEJE) , que reuniu algumas das mais destacadas autoridades da Justiça Eleitoral do país durante dois dias, em Salvador. Na foto, o advogado Lucas Castelo Branco, o editor Raul Monteiro e o organizador do Encontro, o desembargador eleitoral Danilo Costa.

