Home
/
Noticias
/
Exclusivas
/
MP deve decidir se irá denunciar empresário investigado na Operação Faroeste por suposta compra de sentença no Piauí
MP deve decidir se irá denunciar empresário investigado na Operação Faroeste por suposta compra de sentença no Piauí
Por Política Livre
13/11/2025 às 16:18
Foto: Divulgação/Grupo Franciosi
O empresário João Antônio Franciosi
O Ministério Público Federal deverá decidir nos próximos dias se denuncia o empresário João Antônio Franciosi, do Grupo Franciosi, por supostamente pagar R$ 26,2 milhões em troca de uma decisão do desembargador José James Gomes Pereira, do Tribunal de Justiça do Piauí.
Segundo detalhado relatório da Polícia Federal, a propina teria sido paga pelo empresário com o objetivo de se apossar de uma fazenda de 22,5 mil hectares no Piauí. Cabe ao Ministério Público agora decidir se faz a denúncia ou se pede prazo para acrescentar mais elementos à investigação.
Franciosi já é um dos maiores proprietários rurais do país, com cerca de 82 mil hectares de terras. Mas, segundo a polícia, tem tentado ampliar seu império no campo. O nome de Franciosi também está no centro da Operação Faroeste, investigação da Polícia Federal e do Ministério Público Federal sobre grilagem de terras e corrupção em parte do Tribunal de Justiça da Bahia.
Na ação penal 1025, protocolada no Superior Tribunal de Justiça (STJ), o Ministério Público Federal acusou Franciosi de pagar propina a dois desembargadores da Bahia para validar a Portaria 105, emitida pelo Tribunal de Justiça da Bahia em 2015. A portaria daria a propriedade de 366 mil hectares, até então ocupada por dezenas de produtores, para aliados de Franciosi.
"O papel de João Antônio Franciosi consistiu em financiar pagamentos ilícitos e oferecer recursos provenientes de suas empresas, permitindo a continuidade da corrupção de magistrados e a emissão de decisões fraudulentas”, acusou o Ministério Público no caso Faroeste, que tem como relator o ministro Og Fernandes.
A denúncia descreve pagamento de propinas que somam R$ 1 milhão relativo ao pagamento de uma única decisão.
