Home
/
Noticias
/
Brasil
/
CPI do Crime Organizado não vai funcionar na próxima semana por conta da COP30
CPI do Crime Organizado não vai funcionar na próxima semana por conta da COP30
Por Raquel Lopes, Folhapress
07/11/2025 às 15:00
Foto: Folhapress
Membros estarão no evento em Belém
A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Crime Organizado não será realizada na próxima semana por conta da COP30, a conferência sobre mudança climática da ONU (Organização das Nações Unidas).
Isso porque tanto o presidente da CPI, o senador Fabiano Contarato (PT-ES), quanto o relator, o senador Alessandro Vieira (MDB-SE) irão participar do evento, que acontece em Belém (PA).
A CPI do Senado sobre o crime organizado foi instalada na terça-feira (4).
Durante a primeira audiência, o senador Alessandro Vieira propôs a divisão do trabalho em tópicos temáticos: domínio territorial; lavagem de dinheiro; sistema prisional; corrupção ativa e passiva em todos os setores; rotas para transporte de mercadorias ilícitas.
Além de crimes praticados por facções (tráfico de armas, contrabando, sonegação, furto, estelionato, crimes digitais); necessidade de integração dos órgãos, com destaque para as rotas usadas por facções; além de medidas de prevenção e repressão ao crime e, por último, orçamento.
Já há 38 convites aprovados, entre os nomes estão o de Ricardo Lewandowski, ministro da Justiça; José Múcio, ministro da Defesa; Andrei Rodrigues, diretor-geral da Polícia Federal; e Luiz Fernando Corrêa, diretor-geral da Abin (Agência Brasileira de Inteligência). Além de governadores, secretários de segurança, especialistas em segurança e jornalistas.
