Corregedor do TRE-BA representa a Justiça Eleitoral baiana na COP30
Participação do magistrado reforça o compromisso do Regional baiano com as diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) ao orientar as corregedorias a ampliarem o acesso à Justiça
Por Redação
13/11/2025 às 12:20
Foto: Divulgação
A convite da Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), o desembargador, Maurício Kertzman Szporer, vice- presidente e corregedor eleitoral, representa o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) na Conferência do Clima (COP30), realizada em Belém (PA).
Nesta quinta-feira (13/11), será celebrado o “Dia da Justiça na COP30”, que reunirá representantes do Supremo Tribunal Federal (STF), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), dentre outros órgãos do poder judiciário, para discutir os desafios da justiça climática e a proteção dos direitos humanos diante das mudanças do clima.
A participação do magistrado reforça o compromisso do Regional baiano com as diretrizes do CNJ ao orientar as corregedorias a ampliarem o acesso à Justiça, promovendo inclusão social e implementando práticas sustentáveis no Poder Judiciário.
Segundo o vice-presidente do TRE-BA, desembargador Maurício Kertzman, o enfrentamento à crise climática deve ser prioridade nas agendas institucionais. Ele diz que alguns estados do país, como o Rio Grande do Sul, já sofreram de forma impactante os efeitos da crise climática. “As chuvas intensas, inundações e deslizamentos de terra causaram danos às pessoas, às cidades e também ao processo eleitoral naquela região. Participamos da COP30 para pensar medidas de mitigação e compreender os caminhos possíveis para que o TRE-BA avance em ações de sustentabilidade exequíveis”, afirmou.
