Bruno Reis diz que Prefeitura vai contar com dez mil câmeras de segurança
Por Reinaldo Oliveira, Política Livre
06/11/2025 às 17:34
Atualizado em 06/11/2025 às 20:34
Foto: Betto Jr. / Secom PMS
O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil)
Durante a apresentação do Plano Municipal de Segurança, nesta quinta-feira (6), o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), anunciou que a Prefeitura vai ampliar a quantidade de câmeras de segurança na capital baiana.
De acordo com o chefe do Palácio Thomé de Souza, os novos equipamentos serão integrados à rede do Governo do Estado.
“Vamos implantar 10 mil câmeras em nossa cidade, que vão se somar às do Estado de forma organizada, cada uma assumindo determinadas áreas para que não haja sombreamento. Hoje, a Prefeitura tem 3.700 câmeras e vamos implantar mais 1.300”, disse.
Para alcançar a quantidade anunciada, a Prefeitura também vai disponibilizar câmeras para o setor privado. Os novos equipamentos deverão ter especificações técnicas que permitam receber o software de leitura facial.
“Teremos 5 mil câmeras públicas e outras 5 mil que vamos disponibilizar para o privado. Hoje, o que faz a leitura facial é um software que está por trás da câmera. Vamos baixar um edital informando à sociedade que aqueles que queiram ter o serviço de apoio das forças de segurança, seja da Guarda Municipal ou da Polícia Militar, adquiram câmeras com as especificações mínimas que possam fazer a leitura da imagem. Esse software vai comunicar tanto para a central do Governo do Estado quanto para a central da Prefeitura, e a viatura — seja da Guarda ou da Polícia Militar — irá atender a ocorrência”, acrescentou.
Ainda de acordo com o prefeito, as ocorrências deverão ser direcionadas para a Prefeitura ou para o Governo do Estado de acordo com a complexidade.
“Óbvio que, classificando: pessoas com periculosidade maior caberá ao Estado; e outras com menor periculosidade caberá ao Município”, finalizou.
