/

Home

/

Noticias

/

Bahia

/

Apoio de Nelson Leal a ACM Neto liga sinal alerta na base de Jerônimo, sob temor de novas baixas

Apoio de Nelson Leal a ACM Neto liga sinal alerta na base de Jerônimo, sob temor de novas baixas

Por Política Livre

12/11/2025 às 22:02

Imagem de Apoio de Nelson Leal a ACM Neto liga sinal alerta na base de Jerônimo, sob temor de novas baixas

O ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil) e o deputado Nelson Leal (PP)

O movimento migratório do deputado estadual e ex-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Nelson Leal (PP), da base do governador Jerônimo Rodrigues (PT) para o posto de coordenador da pré-campanha de ACM Neto (União Brasil) ao governo da Bahia acendeu um inédito sinal de alerta no núcleo político do Palácio de Ondina. 

Desde o anúncio, na última sexta-feira (7), quando Nelson apareceu de mãos dadas a Neto, auxiliares e interlocutores governistas passaram a monitorar com atenção os desdobramentos que a migração pode provocar no curto prazo, temendo, inclusive, o risco dele “contagiar” colegas deputados e promover um efeito dominó dentro da própria base.  

A leitura é que o ex-presidente não tem na sua trajetória política traços de quem faz movimentos impulsivos e que se ele migrou tão antecipadamente, como avaliam alguns, é porque “farejou que o cenário está mudando”, nas palavras de um deputado governista.

A isso se soma o traquejo incomum de Leal em “falar a linguagem do interior”, como disse outro parlamentar, o que facilita sua nova tarefa de sentar com prefeitos e lideranças para uma jornada eleitoral em direção diferente dos últimos anos.

A travessia do pepista se dá num momento em que a orquestra governista reclama de maneira afinada contra a condução política do governo, especialmente quanto aos compromissos não cumpridos, lentidão na liberação de demandas e dificuldade de relação com a estrutura administrativa. 

Há também quem tenha comparado o desembarque de Nelson Leal a “uma partida de seis pontos”. Isso porque o deputado não apenas deixa de reforçar o governo, mas passa a atuar como um dos principais articuladores de ACM Neto.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre

5 Comentários

Avatar comentário

ACM Neto Futuro governador da bahia 2026 44 uniaõprogressista

13/11/2025

09:40

chega de PT No estado
Responder
Avatar comentário

Carlos Santana

13/11/2025

07:55

Sem medo de errar: NETO GOVERNADOR
Responder
Avatar comentário

Luciano Santana

12/11/2025

20:29

A BAHIA vai reeleger LULA Presidente, JERONIMO Governador e RUI COSTA Senador., no 1 TURNO!!!!
Responder
Avatar comentário

Anderson

13/11/2025

04:40

Em resposta a

@Luciano Santana

MAIS UM ANALFABETO DEFENSOR DA BADERNA.
DEUS NOS LIVRE QUE ISSO ACONTEÇA,FORA LULA ,FORA JERÔNIMO E FORA PT
Responder
Avatar comentário

Carlos Santana

13/11/2025

07:54

Em resposta a

@Luciano Santana

E quais os números da MEGA SENA, Babaca ?
Responder
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.