Home
/
Noticias
/
Exclusivas
/
Governo mira prefeito que apoiou ACM Neto para recompor palanque em Ibititá após rompimento de Cafu
Governo mira prefeito que apoiou ACM Neto para recompor palanque em Ibititá após rompimento de Cafu
Por Política Livre
09/12/2025 às 21:45
Foto: Divulgação
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) e o prefeito de Ibititá, Afonso Mendonça (MDB)
O núcleo político do governador Jerônimo Rodrigues (PT) intensificou o movimento de aproximação com o prefeito de Ibititá, no território de Irecê, Afonso Mendonça (MDB), a fim de recompor o espaço eleitoral perdido na terra natal do deputado estadual Cafu Barreto (PSD) - que deixou a base do governo há um mês para se juntar a ACM Neto (União Brasil) no campo da oposição.
Apesar de filiado ao MDB, partido aliado que integra oficialmente a gestão estadual, Mendonça ainda não é contado entre governistas em razão do apoio que deu a ACM Neto (União Brasil) em 2022, e da fama de bolsonarista que ronda seu passado eleitoral.
O primeiro gesto de captura do prefeito ocorreu no último dia 3, quando ele foi recebido no gabinete do governador em Salvador para mediar demandas do município. O encontro teve a presença do ex-deputado estadual Jacó (PT), apesar de Afonso Mendonça ter também uma aliança com os deputados netistas Pedro Tavares (estadual) e Leur Lomanto Jr (federal), ambos do União Brasil - o que deixa em aberto as chances de conversa com ACM Neto.
Cenário parecido ocorre com o ex-prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho (PSD), que abriu conversas com o ex-prefeito de Salvador em função da aproximação com os tucanos Jordávio Ramos e Adolfo Viana.
Segundo apurou este Política Livre, a reunião do dia 3 seria no início da tarde apenas com o prefeito, mas acabou atrasando e teve também a presença da recém-eleita presidente do diretório municipal do PT de Ibititá, Fabrízia Pires, que também é diretora territorial de Educação na região de Irecê e vista como nome de confiança do governador Jerônimo, inclusive para, eventualmente, disputar a prefeitura do município no futuro.
Segundo interlocutores governistas, ela foi incluída na foto posterior à reunião para também capitalizar as entregas daquela audiência e para “projetar” a mensagem de que o governador conseguiu aglutinar forças locais e minimizar o rompimento de Cafu.
Em 2024, o PT de Ibititá compôs a coligação do candidato apoiado por Cafu, Celson (PSD), na disputa contra a então prefeita Nilvinha Barreto (Avante), que havia sido eleita em 2020 com o apoio do deputado do PSD. Afonso Mendonça venceu a eleição com 42,65% dos votos.
