/

Home

/

Noticias

/

Exclusivas

/

TJ-BA aposenta desembargador Jefferson Alves de Assis, afastado após soltar empresário investigado por organização criminosa

TJ-BA aposenta desembargador Jefferson Alves de Assis, afastado após soltar empresário investigado por organização criminosa

O magistrado estava afastado do cargo desde dezembro do ano passado, após conceder habeas corpus ao empresário Cézar Paulo de Morais Ribeiro, apontado como líder de uma organização criminosa

Por Política Livre

04/11/2025 às 08:15

Foto: Divulgação

Imagem de TJ-BA aposenta desembargador Jefferson Alves de Assis, afastado após soltar empresário investigado por organização criminosa

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) publicou, nesta terça-feira (4), o decreto que determina a aposentadoria compulsória do desembargador Jefferson Alves de Assis, integrante da 2ª Câmara Criminal – 1ª Turma. A decisão, assinada pela presidente da Corte, desembargadora Cynthia Resende, ocorre por implemento de idade, conforme estabelece a Emenda Constitucional Estadual nº 26/2020, e tem efeito a partir de 4 de novembro de 2024.

O magistrado estava afastado do cargo desde dezembro do ano passado, após conceder habeas corpus ao empresário Cézar Paulo de Morais Ribeiro, apontado como líder de uma organização criminosa. A decisão de Jefferson Assis foi tomada no dia 2 de dezembro de 2024, durante um plantão judiciário, e determinou a liberação do empresário do Conjunto Penal de Salvador, sob o argumento de que ele necessitava de tratamento cardiológico.

Na decisão, o desembargador afirmou que a medida era necessária para garantir o direito à saúde e à vida do réu. “A concessão de prisão domiciliar se apresenta como medida necessária e proporcional para que o paciente receba o tratamento especializado que sua condição exige, assegurando o respeito aos direitos fundamentais e a preservação de sua vida”, diz o documento.

O caso passou a ser investigado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). No dia 7 de janeiro de 2025, membros do CNJ, acompanhados de agentes da Polícia Federal, estiveram no gabinete de Jefferson Assis, no TJ-BA, para recolher documentos que possam auxiliar nas apurações. O processo corre sob sigilo.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.