Home
/
Noticias
/
Exclusivas
/
Jânio Natal confirma pré-candidatura do filho a deputado estadual e diz que seguirá orientação do PL nacional sobre Palácio de Ondina
Jânio Natal confirma pré-candidatura do filho a deputado estadual e diz que seguirá orientação do PL nacional sobre Palácio de Ondina
Por Política Livre
16/11/2025 às 17:53
Foto: Divulgação/Arquivo
Jânio Natal e Jânio Júnior em Santa Cruz Cabrália
O prefeito de Porto Seguro, Jânio Natal (PL), confirmou neste sábado (15), em conversa exclusiva com o Política Livre, que seu filho, Jânio Júnior (PL), vai concorrer a uma cadeira na Assembleia Legislativa em 2026. A notícia foi divulgada em primeira mão pela coluna Radar do Poder.
"Hoje, meu filho é pré-candidato a deputado estadual. E tem meu total apoio. Ele é uma pessoa que adora política. Foi criado ao lado de políticos. Tem pouco mais de 40 anos e já exerceu diversas funções públicas e partidárias", ressaltou.
Jânio Natal conversou com o site durante a festa de aniversário do prefeito de Santa Cruz Cabrália, Girlei Lage (PDT). O filho do gestor de Porto Seguro também esteve presente no palanque, ao lado de outras autoridades, incluindo dois outros pré-candidatos à Assembleia: o ex-prefeito de Gandu Léo de Neco (Avante) e o presidente da Juventude do PDT na Bahia, Carlos Brasileiro.
No mesmo evento, Jânio Natal e Jânio Júnior ajudaram a segurar um "cheque" gigante que representou uma emenda parlamentar de R$1 milhão destinada pelo deputado federal Félix Mendonça Júnior (PDT), que é apoiado por Girlei, para o desenvolvimento do turismo de Cabrália. O investimento, segundo o parlamentar pedetista, foi intermediado pelo prefeito de Porto Seguro.
Chapa majoritária
Questionado sobre sua posição nas articulações da chapa majoritária de 2026 para o governo baiano, Jânio, que chegou a tentar uma aproximação com o governador antes do pleito de 2024, frisou que seguirá a linha nacional do PL.
“Eu, na verdade, sigo a orientação de Valdemar Costa Neto, o presidente nacional do PL. Vou seguir a orientação dele sobre 2026. Obviamente vamos dialogar aqui com as forças locais, mas a palavra final é de Valdemar", garantiu.
Questionado sobre o cenário do PL baiano após um pífio desempenho eleitoral em 2024 - o único gestor municipal eleito pela sigla foi justamente Jânio Natal -, o prefeito de Porto Seguro disse acreditar no trabalho do ex-ministro João Roma, que conduz a legenda no Estado.
“João Roma tem se esforçado ao máximo para o partido crescer na Bahia. Mas isso não é fácil aqui no Estado, em se tratando do PL, todos sabem. Mesmo assim, em 2022 elegemos três federais e quatro estaduais. Depois veio a eleição de 2024, onde fui, de fato, o único prefeito eleito pelo partido. Mas acho que Roma vai fazer o partido crescer agora em 2026", pontuou.
Jânio também confirmou que apoiará a reeleição do deputado federal Jonga Bacelar (PL) à reeleição. Já sobre o próprio futuro político, ele, que começou a trajetória política como vereador de Salvador em 1989 e já foi deputado federal, estadual e prefeito de Belmonte, não faz planos de se aposentar. “O futuro pertence a Deus e também, no caso do meu futuro político, também a Valdemar".
