/

Home

/

Noticias

/

Radar do Poder

/

Governo se acautela em relação a sucessão no TJ, Rui e Wagner se dão as costas, o amigo baiano de Toffoli e Rosemberg sem destaque

Governo se acautela em relação a sucessão no TJ, Rui e Wagner se dão as costas, o amigo baiano de Toffoli e Rosemberg sem destaque

Por Política Livre

12/11/2025 às 15:59

Atualizado em 12/11/2025 às 21:49

Foto: Arte Política Livre

Imagem de Governo se acautela em relação a sucessão no TJ, Rui e Wagner se dão as costas, o amigo baiano de Toffoli e Rosemberg sem destaque

Cautela em relação…

Ante a proximidade da eleição ao comando do Judiciário baiano e a intensificação do calendário de eventos ligados aos candidatos José Rotondano e Jatahy Júnior, a cúpula do governo do Estado resolveu se dividir para atender aos dois nos últimos dias. Enquanto o ministro Rui Costa (Casa Civil) e o senador Jaques Wagner (PT), puxados pelas respectivas, Aline Peixoto e Fátima Mendonça, foram ao estrelado aniversário de 'Roto', o governador Jerônimo Rodrigues (PT) preferiu prestigiar 'Jata'.

... ao Judiciário

O governador empreendeu viagem à distante Paulo Afonso para a inauguração da nova sede da Subseção Judiciária da Justiça Federal, que passou a se chamar Fórum Desembargador Edmilson Jatahy Fonseca, ex-presidente do TJ no período de 98/00, evento em que a família do candidato a presidente do TJ se reuniu e ao qual acorreram ministros, desembargadores federais e outras autoridades, entre a quais Jerônimo fez questão de circular distribuindo simpatia.

Apagadinha

Entre os líderes governistas baianos, a concepção predominante é a de que o Judiciário tem que ser tratado com altivez, porém proximidade, principalmente se é dirigido por quem tem perfil de liderança entre os colegas e sabe dialogar de igual para igual com os demais Poderes. Força não faz parte do perfil da atual gestão do TJ, que finda logo no início do ano que vem e é considerada a mais apagadinha da história recente da Corte.

Jantar de Joaci

A festa de Rotondano foi antecedida, na semana anterior, por um jantar igualmente bombado oferecido pelo empresário e intelectual Joaci Góes, ex-dono do jornal Tribuna da Bahia e muito influente no Estado, ao qual compareceram o ministro Kássio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal, amigo pessoal de Jatahy Jr. e de seu irmão, o desembargador federal César Jatahy. Tanto Joaci quanto Kássio foram homenageados no TJ por iniciativa de Jatahy Jr. Rotondano passou por lá.

De costas

Wagner e Rui abusaram da reserva na festa de Rotondano. O primeiro ficou com Fátima, amigos e o enteado, Dudu Sodré, secretário de Meio Ambiente apontado como uma das revelações do governo Jerônimo, o tempo todo sentado numa mesa de canto, logo abaixo de onde foi montado o palco, enquanto Rui apenas levantou-se algumas vezes para cumprimentar aqueles que 'ousaram' se aproximar. Confirmando a 'fofoca' de que as mulheres não se suportam mais, ele e Aline ficaram de costas para Wagner e a mulher.

Relaxado

Fidelíssimo a Rui, o comandante do Avante na Bahia, Ronaldo Carletto, deixou o estilo bonachão de lado para copiar o do chefe, evitando se expor e circular entre os convivas. Já o prefeito de Salvador, Bruno Reis (UB), que estava sozinho, confirmou a qualidade de superstar, relaxou e se divertiu, rindo e conversando com quem aparecia, discutindo sobre a cidade, contando casos e reafirmando que o antecessor ACM Neto (UB) é candidatíssimo ao governo em 2026.

De cabeça

Quem mais aproveitou politicamente a festa de Rotondano foi o desembargador Mário Albiani Jr., candidato a segundo vice em sua chapa. Esbanjando simpatia, não apenas circulou entre os colegas, como conversou com os políticos e posou até para selfies. Sua colega Lourdes Medauar, candidata a Corregedora na mesma chapa, preferiu ficar escondidinha na mesa de Wagner, onde, com aquele porte de Rainha, era toda atenção com o atual marido, Guiga Sodré, ex de Fátima e um dos melhores amigos do senador.

Aquele abraço

Discretíssimo, o desembargador Nilson Castelo Branco, ex-presidente do Tribunal, foi surpreendido com a aproximação do ministro do STF Dias Toffoli, que, junto com a nova consorte, Renata Gil, ex-presidente da Associação dos Magistrados do Brasil (AMB), o catou na mesa em que se encontrava, uma das últimas do grande Salão do Amado, para lhe dar aquele abraço. A reverência do ministro ao amigo foi flagrada pela Radar do Poder! 

Portas fechadas

O PSD fechou as portas para o ingresso do deputado federal Mário Negromonte Júnior, atual presidente do PP na Bahia e que almeja deixar a sigla por não concordar com a federação formada com o União Brasil e o consequente apoio a ACM Neto (União) na disputa pelo Palácio de Ondina. Quem também não quer aceitar a filiação do pepista é o PSB, comandado pela deputada federal Lídice da Mata. Os emissários do governador Jerônimo Rodrigues (PT) tentam amolecer o coração da parlamentar.

Pitacos

* Mesmo afastado politicamente de Bruno Reis após aderir à base do governo, o deputado federal Félix Mendonça Júnior (PDT) fez questão de parabenizar nas redes sociais a vice-prefeita Ana Paula Matos, ainda pedetista, pelo aniversário, ontem (11). 

* Por falar em PDT, o deputado estadual Emerson Penalva, outro filiado, ainda tem esperanças de que o partido pode apoiar ACM Neto em 2026. Apesar do movimento de Félix, o parlamentar segue na oposição, a exemplo dos vereadores da sigla na capital. 

* O vereador de Salvador Ricardo Almeida (DC) informou a aliados que não será mais candidato a deputado estadual no ano que vem. Ele iria “dobrar” com Carlos Muniz Filho, herdeiro do presidente da Câmara e que vai concorrer a deputado federal.

* O vereador Jurandy Carvalho (PSDB), de Feira, vai se licenciar do mandato a partir de 1º de dezembro, para se dedicar à pré-campanha a deputado estadual. Ele deve “dobrar” com o vice-prefeito Pablo Roberto (PSDB), postulante a deputado federal.

* Jurandy disse que a decisão foi tomada após reunião com o prefeito José Ronaldo (União), o próprio Pablo e o suplente Albino Brandão Neto (PSDB), que assumirá a vaga. O edil reforçou que a candidatura faz parte de um projeto coletivo. 

* E por falar na Princesa do Sertão, pesquisas internas feitas pelo grupo de José Ronaldo e também pela oposição local apontam que o deputado estadual Binho Galinha (PRD), mesmo preso, lidera a corrida para a Assembleia em 2026.

Toffoli foi o terceiro ministro do STF a passar pela Bahia no período que antecede as eleições para o comando do TJ, próximo dia 19. Antes dele, vieram Edson Fachin e Nunes Marques. O desfile das autoridades mais poderosas da República pelo Estado rendeu um cochico do desembargador Manuel Bahia: a disputa está pegando fogo!

Ainda não foi desta vez que o deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), líder do governo na Assembleia, conseguiu ser escolhido Destaque Parlamentar, apesar da forte campanha tocada, inclusive - o que causou certa estranheza - por jornalistas, os eleitores da premiação.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.