Home
/
Noticias
/
Brasil
/
Direita escalou para CPI time número um da pirotecnia bandida, diz líder do PT
Direita escalou para CPI time número um da pirotecnia bandida, diz líder do PT
Por Thaísa Oliveira/Folhapress
03/11/2025 às 06:58
Foto: Alessandro Dantas/Arquivo/Agência Senado
Alessandro Dantas
O líder do PT no Senado, Rogério Carvalho (SE), afirma que a direita escalou para a CPI do crime organizado "o time número um da pirotecnia bandida" e defende que a esquerda não deixe o debate no vácuo.
A comissão deve ser instalada pelo Senado nesta terça-feira (4) em meio à comoção provocada pela operação do governo do Rio de Janeiro contra o Comando Vermelho que se transformou na mais letal da história do país.
Nomes estridentes da direita, como os de Flávio Bolsonaro (PL-RJ), Magno Malta (PL-ES), Marcos do Val (Podemos-ES), Sergio Moro (União Brasil-PR) e Eduardo Girão (Novo-CE) foram indicados para a comissão.
O PL também negocia com o PP e o Republicanos para indicar o senador Marcos Rogério (PL-RO) para a vaga de suplente a que os dois partidos têm direito. Nesse cenário, a de titular ficaria com Esperidião Amin (PP-SC).
A avaliação geral no Congresso é a de que a CPI deve servir de palanque eleitoral para a direita, que busca protagonismo diante da popularidade do governo Lula (PT) e da prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Entre os bolsonaristas, Flávio é hoje o preferido para a presidência, embora os demais integrantes do grupo também sejam citados. Já o governo tentará indicar Carvalho ou Fabiano Contarato (PT-ES). O senador Alessandro Vieira (MDB-SE), que propôs a criação da CPI, deve ser escolhido relator.
