Home
/
Noticias
/
Exclusivas
/
TJ-BA instaura processo disciplinar e afasta juiz investigado na Operação Liga da Justiça
TJ-BA instaura processo disciplinar e afasta juiz investigado na Operação Liga da Justiça
Por Redação
16/10/2025 às 08:23
Foto: Divulgação

Por unanimidade, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) decidiu abrir um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) contra o juiz André Marcelo Strogensky, titular da 1ª Vara Criminal, Júri e Execuções Penais de Salvador. A decisão também determinou o afastamento cautelar do magistrado de suas funções enquanto durar a apuração.
O relator do processo é o corregedor-geral da Justiça, desembargador Roberto Maynard Frank, que apresentou o voto pela conversão da sindicância em PAD. Segundo o resumo da decisão, as preliminares apresentadas pela defesa do juiz foram rejeitadas, abrindo caminho para uma investigação mais ampla e formal dentro do tribunal. O PAD é uma etapa de caráter disciplinar mais rigoroso, com possibilidade de aplicação de penalidades que vão desde advertência até perda do cargo.
A sindicância que deu origem ao processo foi instaurada pela Corregedoria-Geral da Justiça para apurar supostas irregularidades na conduta do magistrado. Strogensky também é investigado no âmbito da Operação Liga da Justiça, conduzida por autoridades estaduais e federais, que apura um suposto esquema criminoso com atuação dentro e fora do sistema prisional baiano.
