PRD suspende filiação do deputado estadual Binho Galinha após prisão
Por Redação
15/10/2025 às 08:36
Foto: Divulgação

O deputado estadual Binho Galinha (PRD) teve sua filiação partidária suspensa após ser preso no início de outubro, acusado de comandar uma organização criminosa com atuação em Feira de Santana e municípios vizinhos. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (15) pelo presidente nacional do PRD, Marcinho Oliveira.
Segundo o dirigente, a decisão foi tomada de forma coletiva pela direção nacional do partido e será mantida até a conclusão do julgamento sobre o mérito do processo que envolve o parlamentar. “O partido entende que, diante da gravidade das denúncias, é necessário aguardar a apuração judicial antes de qualquer posicionamento definitivo”, afirmou Oliveira.
De acordo com o Ministério Público (MP), Binho é apontado como chefe de um grupo criminoso envolvido em uma série de ilícitos, incluindo lavagem de dinheiro, obstrução da Justiça, jogo do bicho, agiotagem, receptação qualificada, comércio ilegal de armas, usurpação de função pública, embaraço a investigações e tráfico de drogas.
O deputado foi preso em 3 de outubro, após ser considerado foragido da Justiça. Dois dias antes, em 1º de outubro, a Operação Anômico havia resultado na prisão de sua esposa, seu filho e outras sete pessoas ligadas ao suposto esquema.
