Home
/
Noticias
/
Exclusivas
/
Operação contra Binho Galinha interrompe conversas do deputado para se filiar ao Avante
Operação contra Binho Galinha interrompe conversas do deputado para se filiar ao Avante
Por Política Livre
01/10/2025 às 15:27
Atualizado em 01/10/2025 às 15:27
Foto: Agência Alba/Arquivo

Como já havia antecipado a coluna Radar do Poder, o deputado estadual Binho Galinha estava em conversas avançadas para deixar o PRD e se filiar ao Avante. As tratativas ocorriam diretamente entre o parlamentar e o presidente do Avante na Bahia, o ex-deputado federal Ronaldo Carletto, que vinha conduzindo pessoalmente as negociações. Agora, segundo apurou o site, as tratativas ficam suspensas por conta operação de hoje (01) da Polícia Federal.
O movimento de troca de partido ganhava corpo dentro do Legislativo baiano e já havia sido confirmado pelo presidente estadual do PRD, deputado Marcinho Oliveira. Nesta quarta, porém, o cenário mudou drasticamente após a deflagração da Operação Estado Anômico, que mira Binho Galinha sob suspeita de liderar um grupo miliciano em Feira de Santana e região metropolitana.
Diante do novo quadro, Marcinho Oliveira afirmou à imprensa que, caso Binho Galinha permaneça no PRD e não consiga efetivar a migração para o Avante, a legenda poderá adotar medidas disciplinares em sintonia com eventuais punições da Assembleia Legislativa da Bahia. Ou seja, o parlamentar só será expulso inicialmente se tiver o mandato cassado.
A operação - A Polícia Federal deflagrou nesta quarta a operação Estado Anômico, que investiga crimes como lavagem de dinheiro, agiotagem, extorsão, jogo do bicho e ocultação patrimonial. Foram cumpridos mandados em Feira de Santana, Salvador e municípios vizinhos, com bloqueio de até R$ 9 milhões em bens ligados ao grupo. O Ministério Público chegou a pedir a prisão preventiva do parlamentar, que até o momento não havia sido localizado.
Além de Binho Galinha, a operação resultou na prisão da esposa, do filho e de quatro policiais militares ligados ao deputado.
